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Os 5 melhores exercícios para a mente e o corpo

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Já sabemos bem que os exercícios físicos só trazem melhorias. E exatamente por isso, a cada dia aparecem mais e mais modalidades, o que acaba por nos gerar muitas dúvidas na hora de escolher qual fazer.

De acordo com especialistas da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, cinco exercícios podem fazer maravilhas pela saúde. Mantendo o peso sob controle, melhorando o equilíbrio e a força, além de também cuidar da mente. Ficou curioso? Veja quais são eles:

1. Natação

Segundo os pesquisadores de Harvard, nadar é o exercício perfeito. A água promove resistência, que vai ajudar no fortalecimento muscular sem impacto. Dessa forma, épossível gastar calorias sem prejudicar as articulações. A natação também desenvolve o sistema cardiovascular e principalmente o sistema respiratório. Pesquisas já demonstraram que esse exercício melhora tanto o estado mental quanto o humor.

2. Tai chi
Essa modalidade oriental, chamada também de “meditação em movimento”, ajuda o equilíbrio e aprimora a saúde mental, principalmente nos idosos. Nessa população específica, o tai chi ajuda a reduzir os riscos de quedas. A modalidade também é acessível a qualquer idade e a pessoas com qualquer condicionamento físico.

3. Musculação
Realizados de forma adequada e com intesidade moderada, os exercícios de resistência não vão deixar o corpo musculoso. A musculação é capaz de tonificar os músculos, deixando-os mais fortes e desenhados. Além disso, desenvolver um pouco a massa muscular aumenta o metabolismo do corpo, intensificando a queima de calorias mesmo quando a pessoa está parada.

4. Caminhada
Caminhar é simples e qualquer um pode fazer, basta ficar atento ao ritmo adequado para a condição física e idade. Além de ajudar a entrar em forma, caminhar por pelo menos 30 minutos por dia pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e diabetes.
Para quem quer começar, a dica dos especialistas da Escola de Medicina de Harvard é andar por 15 minutos e, quando esse tempo ficar fácil de fazer, aumentar para 30 e depois para 60 minutos.

5. Exercícios Kegel
São exercícios que têm um grande efeito sobre a saúde e o bem-estar, principalmente para as mulheres na maturidade. Os exercícios de Kegel são uma série de contração e relaxamento do músculo da região pélvica, a fim de prevenir a frouxidão da musculatura dessa área. O objetivo é evitar a incontinência urinária e, garantem alguns especialistas, aumentar o prazer na relação sexual.

Fonte: iG

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