Início Saúde Física Ortorexia: a doença verde

Ortorexia: a doença verde

58
0

Alimentos gordurosos, industrializados e artificiais não entram na sua dieta? A princípio eu o parabenizaria pela sua educação alimentar, mas acredite que pessoas viciadas em alimentos saudáveis podem ser vítimas de mais um distúrbio alimentar: a ortorexia.

O hábito exagerado em consumir alimentos que não prejudicam a saúde não está relacionado diretamente com o medo de engordar. Entretanto, essa preocupação pode interferir seriamente na rotina do “naturista”, deixando seu caráter benéfico e passando a ser maléfico ao organismo.

Os ortoréxicos estão suscetíveis a anemia, osteoporose, entre outros distúrbios e doenças associados à deficiência de nutrientes e vitaminas. Além disso, o acesso limitado a esse tipo de alimento, devido ao preço elevado e lugares disponíveis, restringe a ingestão de alimentos em geral e pode levar a doenças mais sérias.

Essa obsessão pode interferir também na vida social do ortoréxico devido sua repugnância em consumir pratos feitos por outras pessoas, sejam amigos ou em restaurantes, já que não confiam na procedência dos alimentos.

Vale lembrar que embora produtos naturais favoreçam sua saúde, a cada dia cientistas e médicos descobrem novas especificidades e valores dos alimentos. Perceba como essas mudanças constantes influenciam sua vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui