Início Saúde Cultural Onde pedalar em SP: várias ruas com ciclofaixas

Onde pedalar em SP: várias ruas com ciclofaixas

9
2
Foto: Oslaim Brito/ CET

Confira as ruas que funcionam aos domingos e feriados nacionais como ciclofaixas.

São Paulo conta hoje com 187,7 quilômetros de vias específicas para o uso das bicicletas. A mais recente inaugurada foi a Ciclofaixa de Lazer da Avenida Paulista com 5 km de extensão (2,5 km em cada sentido). O trecho liga a Rua da Consolação à Praça Osvaldo Cruz.

Onde pedalar:

Ciclofaixa de Lazer das Zonas Sul/Oeste

Liga os parques das Bicicletas, do Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos, Avenida Chedid Jafet, Rua Funchal, Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini e Avenida Jornalista Roberto Marinho (até o futuro Parque Clube do Chuvisco). Possui, ao todo, 45 km de extensão (22,5 km em cada sentido).

Ciclofaixa Definitiva de Moema

O trecho de 3,3 km compreende as avenidas Rouxinol e Aratãs entre a Rua Araguari e Al. Anapurus, as avenidas Pavão e Irai entre Rua Araguari e Al. Anapurus, e a rua Araguari entre Av. Pavão e Rua Rouxinol. Fica em operação todos os dias da semana.

Ciclofaixa de Lazer da Zona Leste

Liga a Avenida Governador Carvalho Pinto ao Parque Linear Engenheiro Werner Zulauf Tiquatira – 14 km de extensão (7 km em cada sentido).

Ciclofaixas de Lazer da Zona Norte

O percurso vai da Praça Heróis da F.E.B. à Estação do Metrô Parada Inglesa, permitindo acessar também o Parque da Juventude – 8 km de extensão (4 km em cada sentido).

Próximas Ciclofaixas e Ciclovias

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, fazem parte dos projetos em andamento:

  • 26 km de vias específicas no Jardim Helena, na Zona Leste, que irão ligar a estação de trem São Miguel Paulista (CPTM), Jardim Helena, Itaim Paulista, Guaianases e a Estação Itaquera do Metrô;
  • 17 km que irão do Jardim Brasil, Zona Norte, no limite de São Paulo (próximo à Rodovia Fernão Dias) até a Estação Tucuruvi do Metrô, passando pelas avenidas Edu Chaves, Mendes da Rocha, Luís Stamatis, entre outras;
  • 12  Km no Grajaú/Cocaia, na Zona Sul, incluindo a Av. Dona Belmira Marin, Senador Teotônio Vilela, R. Oscar Andrade Melo até atingir a Av. Robert Kennedy.

Ciclovia x Ciclofaixa

Ciclovia Marginal Pinheiros. Foto: divulgação CPTM

As ciclovias são pistas exclusivas para a circulação de bicicletas e segregadas fisicamente da via dotada de sinalização vertical e horizontal características (placas e pinturas de solo). Elas podem estar situadas no canteiro, na calçada ou na própria pista por onde circula o tráfego. A mais conhecida é a da Marginal Pinheiros (CPTM) com 14 km de extensão.

A ciclofaixa de lazer foi criada para oferecer uma opção de lazer saudável e estimular o uso da bicicleta como meio de transporte. Ela funciona aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h.

São 54,4 km de ciclovias, 72 km de ciclofaixas operacionais de lazer, 58 km de rotas de Bicicleta – que consistem nas ruas já utilizadas por ciclistas que circulam nas bordas da via junto com o tráfego geral – e 3,3 km da ciclofaixa Definitiva de Moema.

Aluguel de bicicleta

O Projeto Bike Sampa foi inaugurado recentemente com 60 bicicletas em seis estações na região da Vila Mariana.

Foto: divulgação Prefeitura de SP

Fruto de uma parceira público-privada entre a Prefeitura, a Samba/Serttel e o Itaú, o projeto prevê a instalação de um total de 300 estações e a oferta de três mil bicicletas em todas as regiões da capital até 2014.

O empréstimo das bicicletas deve ser feito através de um cadastro na internet http://www.bikesampa.com/app/ e requer o depósito de uma quantia caução de R$ 10 em um número de cartão de crédito. Com o cadastro feito, o usuário pode desbloquear o veículo pelo telefone 4063-3111 ou por um aplicativo para smartphones, já disponível para donwload.

A primeira meia-hora de uso ininterrupto é gratuita. Após esse período, o usuário deve deixar a bicicleta estacionada em qualquer uma das estações durante 15 minutos, podendo continuar a usá-la sem a necessidade de pagamento após o intervalo. Para continuar a utilizar o veículo sem pausa, é cobrada uma taxa de R$ 5 a cada 30 minutos subsequentes.

2 COMENTÁRIOS

  1. São Paulo tem ciclovias incríveis mas ainda é pequena. 187 quilômetros é pouco para uma cidade do tamanho de São Paulo, vamos esperar que esse esporte seja mais valorizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui