Início Saúde Mental Óleos essenciais garantem benefícios à saúde mental, física e espiritual

Óleos essenciais garantem benefícios à saúde mental, física e espiritual

45
0

A aromaterapia utiliza óleos essenciais para restaurar as energias curativas e proporcionar o balanceamento entre corpo, mente e espírito. Seu uso terapêutico busca ser um aliado aos tratamentos dos sintomas físicos, mentais, emocionais e energéticos.

Para saber mais, o Blog da Saúde entrevistou a Esteticista e Sócia da Clínica Atrevida, Daniela Santos.

 

  • Como a aromaterapia age no organismo para melhorar a saúde? 

Quando se recebe o estímulo através do nariz, alguns receptores dos bulbos olfatórios são ativados e estimulam o sistema límbico que, por sua vez, estimula a amígdala o hipocampo e o hipotálamo. Por isso, é possível tratar questões emocionais. A outra via é a corrente sanguínea, onde eles agem de um modo semelhante aos neuropeptídios podendo se encaixar em receptores celulares. Através dessas duas vias é possível tratar várias doenças. 

  • Funciona para todas as pessoas? Há óleos indicados para bebês, crianças, mulheres, homens, idosos?

O tratamento é indicado para mulheres, homens, crianças e idosos. No caso de bebês, é recomendado o uso de essências mais suaves. Alguns ativos que aliviam dores ocasionadas pelo período menstrual não são indicados para grávidas. 

  • Como os óleos podem ser utilizados

O primeiro passo para aplicar os óleos essenciais em casa ou no trabalho é comprar um óleo de boa qualidade, pois essências não valem para a terapia, apenas perfumam o ambiente. Em seguida, recomenda-se misturar esses óleos com água e borrifar no cômodo, podendo misturá-lo com álcool e colocar varetas de madeira. A madeira absorve o perfume e exala o cheiro por mais tempo. O óleo essencial de lavanda ajuda a combater a insônia e alivia o estresse, podendo ser misturado com sais para fazer um escalda-pés ou pingar algumas gostas sobre o travesseiro. 

  • Quais são os aromas indicados para casa e para o trabalho? Por que?

O óleo de alecrim ajuda na concentração. Como na maioria dos casos as pessoas ficam sentadas durante todo o dia de trabalho é recomendado o uso do Hortelã pimenta, que é um estimulante circulatório. Para motivar os funcionários, uma boa opção é o aroma de Laranja, que causa sensação de alegria. O chocolate se apresenta como uma ótima opção para o relacionamento social.

Para Casa, o de eucalipto, além de refrescar o ambiente, se apresenta como uma ótima opção para purificar o ambiente. O capim-limão é uma boa opção para amenizar os odores do banheiro. 

  • Óleos essenciais indicados para: 

– TPM: Para equilibrar o organismo, o óleo de gerânio atua no controle das oscilações de humor causadas pela TPM e menopausa. Também é eficaz no combate ao estresse e ansiedade depressão desânimo e cansaço.

Melhorar concentração: O de alecrim ajuda na concentração e é indicado para áreas de trabalho e estudo.

– Ansiedade: Gerânio, Lavanda

– Estresse: Lavanda, gerânio

Combater cansaço: Laranja

Melhorar Humor: Laranja

Melhorar sono: Capim Cidreira 

– Beleza: Mirra (estimula a produção de colágeno), Laranja (antioxidante e causa sensação de alegria), Melaleuca (micoses e acnes)

– Saúde: Limão (colesterol), Lavanda, Rosa mosqueta (Cicatrizante), Chocolate (Emagrece) Hortelã pimenta (age no alívio de dores de cabeça, enjoo). 

  • Realizar massagens com óleos essenciais faz bem à saúde? Por que? Quais são os benefícios ao combiná-los? 

As massagens terapêuticas fazem integração com aromaterapia, potencializando o efeito desejado. Além de aromatizar o ambiente, massagem com os agentes aromáticos aumenta a sensação de bem–estar e promove a interação celular.

  • A aromaterapia pode ajudar na libido masculina e feminina? Quais são os melhores óleos e como utilizá-los? 

A ação de óleos na parte reprodutora se deve a sua poderosa ação antioxidante e indutora de enzimas. Ativos como Canela, Cravo da índia, Hortelã Pimenta são muito usados com essa finalidade.

  • Quais são as contraindicações ou cuidados?

A contraindicação é no caso de alergia respiratória ou cutânea. Se houver alguma lesão na pele não é indicada a utilização, exceto em casos de ervas cicatrizantes.

  • Quais as diferenças entre essências e óleos essenciais?

A aromaterapia utiliza os chamados óleos essenciais, substâncias retiradas das plantas. A técnica é um ramo da fitoterapia muito empregada em inalações, massagens e banhos, por terem agentes terapêuticos na sua fórmula. Ao contrário das essências, sintetizadas em laboratório tem poucos elementos em sua composição, tendo a função apenas de aromatizar o ambiente.

  • Onde podemos encontrar os óleos essenciais? 

Podem ser encontrados em lojas especializadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui