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O tempo em função da saúde

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Você já fez promessas para o próximo ano? Você inclui “cuidar mais da minha saúde” na lista?

O tempo é curto, só temos 24 horas por dia para nos dividirmos entre o trabalho, estudos, casa, filhos, marido… Mas sempre esquecemos de garantir um tempinho para cuidar da nossa própria saúde. O que muitas pessoas não percebem ou preferem esquecer é que sem saúde é impossível dar conta das outras coisas.

O dia-a-dia conturbado não deve mais servir de desculpas para não viver a vida de uma maneira saudável, da hora que levantamos até quando voltamos a dormir. Sabendo dividir as 24 horas de maneira prática, fácil e inteligente podemos fazer coisas simples que mantém a mente e o físico em equilíbrio proporcionando bem-estar.

Logo pela manhã você precisa acordar bem cedo para ir trabalhar. Mas e se o despertador te deixa na mão? Você acorda atrasado e já pensa em pegar suas coisas, ligar o carro e sair correndo sem tomar café. Você sabia que apenas 13 minutos são suficientes para tomar um café e comer um pãozinho?

Pois é, essa pressa que as pessoas adquiriram ao longo dos anos – principalmente depois da revolução industrial, urbanização, etc. – prejudica a saúde dos indivíduos que deixam o bem-estar físico e mental em segundo plano.

Você nem imagina, mas dá pra cuidar da saúde durante o dia todo através de iniciativas básicas e rápidas, acompanhe algumas:

Comece o dia tomando café, isso não leva mais do que 13 minutos;

 

 

Antes de ir para o trabalho reserve 30 minutos para fazer uma caminhada. Dividir esse tempo em três períodos de 10 minutos não faz nenhuma diferença, você pode andar um pouco antes de entrar para o trabalho, durante o almoço, e quando voltar para casa;

 

Antes de chegar ao trabalho você pega ônibus ou vai de carro certo? Durante seu deslocamento o que você faz? Poderia ouvir música ou ler um livro. Para fazer isso bastam apenas 14 minutos, quatro para a música e dez para a leitura. Mas você deve estar se perguntando qual o benefício para a saúde? Simples, a música alivia as dores crônicas,  além de combater a depressão e diminuir a ansiedade; a leitura exercita os neurônios;

No local de trabalho procure se movimentar um pouco, quando ficamos mais de três horas na mesma posição podemos prejudicar nossa coluna e a circulação. Movimentar-se em 15 minutos alternados durante as 8 horas que você trabalha são suficientes, faça alongamentos no pescoço, caminhe até o banheiro, levante para tomar café;

Acabou o horário de almoço. Chega a hora de cuidar da higiene bucal. Passar o fio dental depois de escovar os dentes demora cerca de 6 minutos e protege sua boca de bactérias;

 

Durante o dia todo não esqueça de se hidratar, principalmente durante o verão. Demora cerca de 4 minutos para você tomar um copo de água. Não precisa ficar preso a famosa meta de 2 litros por dia, cada pessoa tem uma necessidade diferente;

Depois de um dia cansativo de trabalho, estresse, brigas de trânsito… todos precisam relaxar, e nada melhor do que meditar para esvaziar a mente dos problemas. Vinte minutos são suficientes e você pode fazer isso quando chegar em casa. Além da prática aliviar a tensão, pacientes cardíacos que meditam diariamente diminuem os riscos de ter infarto em 50%.

Agora é só montar um cronograma e colocar as dicas em prática!!

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