Início Saúde Física O sabor amargo: um benefício vital

O sabor amargo: um benefício vital

52
2

Quem não gosta de comer chocolate até se lambuzar? A páscoa ainda está longe, mas para comer chocolate não tem época.

Os Maias e os Astecas conheceram muito bem o poder do chocolate, foram os primeiros povos a provarem o seu sabor.

Mas o sabor não é o único ponto positivo do chocolate, além de ser um alimento que agrada qualquer paladar, também traz benefícios à saúde. Ele ajuda no ganho de peso, na atividade do estômago e rins, estimula o sistema nervoso, além de tratar o cansaço mental.

Outros benefícios podem ser a prevenção de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e controle da pressão arterial, é o que mostram algumas pesquisas realizadas no cenário mundial de medicina. Mas para quem não gosta de chocolate amargo e não quer se preocupar com esses problemas no futuro é melhor adaptar o paladar, pois só esse tipo de chocolate, consumido de forma moderada pode trazer esse resultado.

Os estudos realizados mostram que pessoas que consumiram uma porção de chocolate amargo, por semana, diminuíram os riscos de ter derrame em 22%. Outra pesquisa constatou que pessoas que consumiram 50g do doce diminuíram em 46% os riscos de morte após o derrame. Além disso, um estudo alemão verificou que o consumo moderado de chocolate amargo reduz os níveis de pressão arterial.

Porque isso acontece?
Ainda é uma hipótese dos pesquisadores, mas o consumo moderado de chocolate amargo pode diminuir os riscos de uma pessoa ter derrame pelo fato do cacau possuir um poderoso antioxidante, conjunto de substâncias que protegem o corpo contra a ação danosa de radicais livres, que são ligados a processos degenerativos.

Esse tipo de antioxidante, chamado de polifenol, já está relacionado a riscos cardiovasculares, pois ele age inibindo a oxidação do LDL, o colesterol “ruim”, evitando que ele fique alojado nas paredes da artéria e acumule placas de gordura. O mesmo processo que acontece nas doenças cardiovasculares pode estar relacionado ao AVC.

Os polifenóis também podem ser encontrados no vinho, azeite, frutas vermelhas e vegetais.

“Como todo mundo sabe, tudo em excesso faz mal, portanto coma chocolate
e beba um bom vinho com moderação, e se previna contra o AVC”

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui