Manchas Brancas Que Aparecem Nas Unhas

Você já olhou para suas unhas e se assustou ao ver manchas brancas onde antes não existia? Pode realmente parecer estranho, mas essa condição, muitas vezes, é tão comum quanto se imagina.

Em termos médicos, essas manchas brancas que aparecem nas unhas recebem o nome de leuconíquia, que é a descoloração branca da placa ungueal.


O que é leuconíquia?

Essas manchas são oriundas de alterações na proteína da queratina que compõe a placa ungueal, que é a parte dura da unha.

Geralmente, a principal causa para essa condição é algum trauma que acontece na base da unha, abaixo da pele, danificando a unha em seu processo de crescimento.

Por exemplo, sacudir uma caneta entre os dedos, mordiscar as unhas quando estiver nervoso, bater impacientemente na mesa em algum momento de estresse.

Até mesmo manicures podem, muitas vezes, levar o cliente a apresentar manchas brancas nas unhas.

Como o que fica danificado é a base da pele, ou seja, o dedo, e não a unha em si, talvez pode acontecer de você nem se lembrar de ter machucado algumas semanas antes.


Manchas brancas na unha podem indicar algo mais sério?

Mas, claro, as manchas também podem sinalizar outras condições mais sérias. Nesse caso, normalmente, serão manifestadas uma série de outros sintomas para indicar outras doenças, e não apenas a condição de leuconíquia.

A leuconíquia foi descrita pela primeira vez apenas no final do século XIX. Pode ser congênita ou adquirida. As causas da leuconíquia congênita podem ser: leuconíquia apenas; leuconíquia com coiloníquia; leuconíquia totalis, com múltiplos cistos sebáceos e cálculos renais.


Entre as causas da leuconíquia adquirida, estão as seguintes condições:

  • Traumas;
  • Doença de Addison;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Lúpus eritematoso sistêmico;
  • Intoxicação por arsênico;
  • Intoxicação por tálio;
  • Dermatite esfoliativa;
  • Doença de Hodgkin;
  • Infarto do miocárdio;
  • Hanseníase;
  • Malária;
  • Tuberculose;
  • Pneumonia;
  • Pelagra;
  • Herpes zóster;
  • Infecções fungais; e
  • Triquinoses.

trauma


Existem diferentes tipos de leuconíquia: leuconíquia verdadeira, leuconíquia total, leuconíquia parcial e pseudoleuconíquia.

Na leuconíquia verdadeira, a descoloração branca na unha está associada à uma disfunção na matriz. A leuconíquia verdadeira está subdividida em total e parcial.

Geralmente, a leuconíquia total é autossômica, ou seja, herdada. Dentro dessa forma de herança autossômica, as manchas brancas podem fazer parte da Síndrome de Bart-Pumphrey ou da Síndrome de Buschkell-Gorlin, onde há cistos sebáceos e cálculos renais.

Outras condições também podem causar a leuconíquia total, como febre tifóide, cirrose, lepra e drogas citotóxicas.

A leuconíquia parcial pode ser considerada uma fase da leuconíquia total. Uma pessoa pode manifestar leuconíquia parcial em diferentes períodos da vida.


Causas secundárias de leuconíquia

Condições como tuberculose e carcinoma metastático podem causar leuconíquia parcial. Existem três variações morfológicas de leuconíquia parcial: puntiformes, transversais e longitudinais.

A leuconíquia transversal geralmente é observada em mulheres que frequentam manicures, mas também pode ocorrer nas unhas dos pés em virtude de trauma de sapatos.

Na leuconíquia transversal, a placa ungueal apresenta vários opacos transversais brancos em linhas paralelas.

A leuconíquia puntiforme é a mais comum e acontece em indivíduos normais e saudáveis. Nesse subtipo, a placa ungueal apresenta pequenas manchas brancas opacas que se movem distalmente com o crescimento da unha, desaparecendo com o passar do tempo.

Queratinização anormal não é o único fator que explica a leuconíquia puntiforme, até porque paraqueratose pode causar essa aparência.


Alopécia e manchas brancas na unha

Pessoas com Alopecia areata podem apresentar esse tipo de leuconíquia. Na leuconíquia longitudinal surgem linhas longitudinais brancas de 1mm sob a placa ungueal. Esse subtipo pode estar relacionado à doença de Darier.


Pseudoleuconíquia

A pseudoleuconíquia consiste na descoloração branca causada por alterações do leito ungueal, vindo de uma origem externa.

Existem três tipos diferentes de pseudoleuconíquia: unhas de Terry, unhas de Muehrcke e unhas meio a meio (Lindsay).

As unhas de Terry geralmente afetam toda a unha, exceto uma banda distal de 1-2 mm. Acontece por processos hepáticos, associados à cirrose, ocorrendo em até 82% dos pacientes.

As unhas de Muehrcke possuem múltiplas faixas transversais esbranquiçadas, paralela à lúnula. A causa mais comum seria pacientes com hipoalbuminemia (síndrome nefrótica) e desnutrição.

As unhas meio a meio (Lindsay) são definidas com pigmentação marrom-amarelada distal da lâmina ungueal e palidez proximal.

Ocorre em aproximadamente 25% dos pacientes em hemodiálise, mas também pode acometer indivíduos normais.


Por que as manchas brancas na unha surgem?

Alguns estudos também sugerem que a leuconíquia está relacionada com baixos níveis séricos de albumina, sendo que 70% de zinco sérico é associado à albumina.

Isso mostra que as manchas brancas que surgem nas unhas podem ser resultado de deficiência de zinco.

O zinco é um importante mineral que participa de muitos sistemas enzimáticos.


zinco 1


Muitas condições patológicas estão relacionadas à deficiência de zinco, como distúrbios do funcionamento e desenvolvimento, doenças de pele, problemas de cicatrização, doenças imunológicas, inclusive manchas brancas nas unhas.

Se a leuconíquia realmente tem relação com deficiência de zinco, provavelmente indivíduos com leuconíquia também irão apresentar outros sintomas de deficiências de zinco.

Em 1990, um estudo foi realizado e publicado no periódico Journal of Orthomolecular Medicine com o objetivo de analisar essa relação, com uma amostra de 494 estudantes universitários, que foram divididos em um grupo com leuconíquia e um grupo sem leuconíquia.

Aproximadamente 75% dos indivíduos relataram leuconíquia em pelo menos uma unha. Os resultados desse estudo apontaram que os indivíduos com leuconíquia apresentam maior evidência de confusão e letargia (sintomas de deficiência de zinco) do que aqueles sem leuconíquia.

Essas análises comportamentais apoiam a ideia de que então existe relação entre leuconíquia e deficiência de zinco.

Além do mais, ficou evidente que a eficiência psicológica abaixo do ideal associado à leuconíquia e deficiência de zinco é encontrada mesmo em jovens aparentemente saudáveis, como estudantes universitários.


Conclusão

De modo geral, manchas brancas nas unhas são inofensivas, mas se você notar novos pontos e não se lembrar de ter machucado, o ideal seria consultar um médico dermatologista, principalmente se perceber que muitas unhas estão envolvidas e as manchas brancas continuarem crescendo.


Referências

BAKAN, P. Confusion, Lethargy and Leukonychia. Journal of Orthomolecular Medicine, v. 5, n. 4, 1990.

TUZUN, Y.; KARAKUS, O. Leukonychia. Journal of the Turkish Academy of Dermatology, v. 3, n. 1, 2009.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail