Início Saúde Física SMS de apoio dobra as chances de parar de fumar

SMS de apoio dobra as chances de parar de fumar

41
1

O celular apita, você corre para ver, a mensagem recebida não é de quem gostaria que fosse. Desilusão, na certa. Mas e se você resolvesse parar de fumar e o som do SMS revelasse uma mensagem motivacional? Funcionaria?

Essa foi uma parte da proposta de um grupo de apoio aos fumantes na Inglaterra. Os participantes receberam 5 mensagens por dia durante 5 semanas e em seguida 3 mensagens por dia por 26 semanas.

E funcionou. Uma iniciativa que a princípio parece muito simples, fez dobrar a quantidade de ex-fumantes no grupo testado.

Depois de seis meses, os pesquisadores checaram pela saliva quem tinha realmente parado. Mais pessoas tinham parado no grupo que recebia os textos, 10,7%, do que no grupo controle, 4,9%.

Embora os números tenham sido bastante baixos nos dois grupos, um editorial mostrou que tais resultados são similares a outras intervenções comportamentais; mas digitar um SMS é simples e barato, e os pesquisadores publicarão os dados do custo-benefício.

Faça você mesmo


Aproveite as informações (e exemplos do que foi enviado nos testes) e dê uma força para seu amigo que quer deixar de lado o tabagismo. Munido de um celular, encoraje-o:

É isso! – DIA DE PARAR! Jogue fora todos os seus cigarros. HOJE é o começo, você pode fazer isso!

Os participantes também podiam mandar uma mensagem para o serviço com a palavra “crave” (que pode ser traduzida por um grande desejo) e receber a resposta para distraí-los ou apoiá-los:

A vontade dura menos de 5 minutos em média. Para ajudar a distrair-se, tente tomar uma bebida lentamente até que o desejo vá embora.

Ao terem uma recaída, podiam mandar “lapse” (lapso) e receber uma série de textos sobre o progresso feito até agora:

Não se sinta mal ou culpado se você escorregou. Você avançou ao parar por um tempo. Erros podem ser uma parte normal do processo de parar de fumar. Continue, você pode fazer isso!

O estudo foi publicado no periódico Lancet e amplamente divulgado nas mídias internacionais. A conclusão é que essa iniciativa deve ser implementada pelos grupos de apoio a quem quer parar de fumar.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui