Início Saúde Mental O que a paixão faz com o nosso corpo

O que a paixão faz com o nosso corpo

39
1

Que o emocional age no nosso físico a gente já sabe.

Pela ciência, já podemos afirmar que:

  • A mágoa reduz o calibre dos vasos sanguíneos e eleva a pressão arterial.
  • A raiva aumenta a produção de interleucina 6 e proteína C reativa, substâncias inflamatórias relacionadas à arteriosclerose.
  • A ansiedade e a depressão aumentam em 40% os riscos de um evento cardíaco como um infarto.

Mas não são apenas coisas ruins que as emoções trazem! Na verdade, uma indicação médica muito interessante para viver muito e viver bem é a seguinte: sonhar, rir, cultivar amigos e ter bons sentimentos.

Outro sinal dessa ligação entre o físico e o emocional ocorre quando estamos apaixonados. O coração acelera, as mãos ficam suadas, vem o frio na barriga, bate a euforia e uma sensação de bem-estar.

De acordo com especialistas, a química cerebral provocada pela paixão é semelhante ao vício da cocaína. Forte, não é? O que ocorre é uma inundação de hormônios e substâncias, como a adrenalina, a oxitocina (chamada de hormônio do amor), a dopamina (gera prazer) e também as endorfinas (gera bem-estar).

Abaixo, um vídeo disponibilizado pelo programa “Mulheres”, da TV Gazeta,  tem a explicação da fisiologista Cibele Fabichak para todos os sintomas que a paixão causa no nosso corpo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui