Início Saúde Cultural O impacto da pandemia na cultura

O impacto da pandemia na cultura

A nossa rotina mudou. Será que isso não impacta diretamente na cultura que vivemos?

258
0

A pandemia que se iniciou lá em março tomou uma proporção que ninguém esperava – ou pelo menos, ninguém imaginava. A quarentena começou com 15 dias de isolamento e o pensamento de que logo estaria tudo bem. Mas agora já estamos há pouco mais de 6 meses na situação de um novo normal.

Dentro dessa alteração, tudo mudou. Nossa rotina, nossos hábitos, nossa forma de trabalhar, nossa conexão com a família, nós mudamos. E, então, como a nossa cultura fica diante disso?

O brasileiro é naturalmente extrovertido. Gosta de festa, de abraço, de sentir o calor do outro de perto. Gostamos de compartilhar a vida. Mas e o impacto que a quarentena causou nisso?

Não podemos nos aproximar, não podemos ver a nossa família, amigos, fomos afastados do ambiente de trabalho, estamos separados de tudo ao nosso redor. Assim, a naturalidade do brasileiro de estar perto foi barrada de um dia pro outro. E sabemos que não para por aí. As viagens, as festas, as reuniões também sofreram consequências.

Por tanto, isso afeta nossa saúde mental, nosso estilo de vida, nossa alegria, nosso estado diário. A gente se sente solitário por estar sozinho.

Contudo, a cultura brasileira sofreu uma ruptura sem data de retornarmos ao que éramos. Aliás, se é que voltaremos a viver daquela maneira.

Não sabemos o que o futuro reserva. Não sabemos quando o novo coronavírus deixará de ser uma preocupação. Enfim, será que as máscaras vieram para ficar? Será que a redução e pessoas por metro quadrado também vai se estabilizar? Não sabemos.

Todavia, o que carregamos é a esperança de que tudo vai ficar bem. Com a certeza, de que, em breve, poderemos nos abraçar, estar perto, voltar a viver de forma leve e brasileira – perto de quem amamos estar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui