O dilema da tampa da privada – levantada ou abaixada?

tampa privada levantada ou abaixada

A ação de acionar a descarga do vaso sanitário pode dispersar muito mais germes no banheiro do que imaginamos.

Mas afinal, você deixa a tampa da privada levantada ou abaixada após usar o banheiro?

Algumas vezes motivo de briga dentro de casa ou até mesmo um possível causador de discussões entre casais, você já deve ter ouvido alguém dizer que devemos sempre abaixar a tampa do vaso sanitário ao dar a descarga, ou então que é anti-higiênico e até mesmo considerado falta de educação ou de etiqueta deixar a tampa aberta após usar o banheiro.

Mas afinal, por que dizem isso tudo? Será que devemos mesmo manter a tampa da privada abaixada após o uso do vaso sanitário? E se sim, por que?


Germes no banheiro

germes banheiro

A palavra “Germes” é muito utilizada para nos referirmos a diferentes tipos de microorganismos que podem potencialmente causar doenças e infecções, englobando portanto alguns tipos de bactérias, fungos, vírus e protozoários. 

E não deve ser uma surpresa que o banheiro seja um lugar cheio desses microrganismos, principalmente o ambiente do vaso sanitário. Como é o caso dos próprios coliformes fecais, que são provavelmente algumas das bactérias mais associadas às fezes, e que, como é possível de se imaginar, podem estar presentes em peso em um vaso sanitário.

O que acontece é que quando acionamos a descarga,o fluxo de água que é acionado funciona como uma bomba (ou um ventilador), fazendo com que os germes ali presentes dentro do vaso se espalhem pelo banheiro, sendo depositados em superfícies como a pia, o chão e até mesmo objetos ali presentes, como toalhas e até mesmo escovas de dente.

Alguns estudos e experimentos alegam que os jatos de aerossóis liberados quando acionamos a descarga podem subir até 2 metros de altura, e se espalhar por um diâmetro de em média 8 metros, uma distância que costuma ser até maior do que muitos banheiros por aí.

Além da altura e diâmetro, pesquisadores chineses descobriram recentemente que após o acionamento da descarga, os aerossóis liberados pelo seu fluxo de água podem continuar em suspensão no ar e até mesmo subindo em altura por pelo menos 70 segundos.

Mas será que isso pode trazer impactos para nossa saúde e bem-estar?


Questão de saúde

tampa privada banheiro

Os germes dispersados pela descarga muitas vezes tem um potencial patogênico, ou seja, podem ocasionar alguma doença. Portanto, abaixar a tampa do vaso antes de dar a descarga pode ser considerada uma questão de saúde.

Principalmente quando mais de uma pessoa faz uso do mesmo banheiro.

Vamos usar um caso bem possível para ilustrar melhor a situação:

Imagina só que uma pessoa com diarreia vai usar um banheiro, esta diarréia suponhamos que seja ocasionada por algum vírus ou bactéria, como por exemplo as bactérias da salmonela ou a escherichia coli.

As muitas destas bactérias que saíssem pelas fezes da pessoa seriam jogadas pelo banheiro quando a descarga fosse acionada (supondo que a tampa permaneceu aberta) podendo contaminar pessoas que também estejam ali e objetos presentes no ambiente, como a própria maçaneta para sair do banheiro e o botão de descarga, além da própria pessoa que acionou a descarga e ainda está ali dentro do banheiro.

Mesmo após esta pessoa que fez uso do vaso sanitário se retirar do ambiente, os germes continuam em suas mãos, roupas e nas superfícies do banheiro, e as próximas pessoas que entrarem naquele ambiente podem acabar entrando em contato também com estes germes e até mesmo se contaminando e ficando doentes.

Portanto, é possível sim dizermos que abaixar a tampa da privada após o uso e antes da descarga pode ser uma questão de saúde.

E além da questão da higiene e de manter a saúde, há também quem pense que não abaixar a tampa da privada é um indicativo de falta de etiqueta.


Regra de etiqueta

Mais importante para uns e menos importante para outros, acredita-se que as regras de etiqueta surgiram a milênios atrás, quando reis, faraós e outras figuras importantes utilizavam algumas delas (provavelmente um pouco diferentes das que temos hoje) para se diferenciarem das pessoas que não eram da nobreza ou que não tinham certa importância na sociedade.

Algumas destas regras fazemos até mesmo sem pensar muito, como apertar a mão da pessoa ao conhecê-la, bater as taças quando vamos fazer um brinde, deixar gorjetas em um restaurante ou puxar a cadeira para ajudar alguém a sentar.

Para muitas pessoas que gostam de seguir à risca essas regras nos dias de hoje, deixar a tampa da privada abaixada após usar o banheiro é considerado uma questão de etiqueta. Sendo visto como não muito educado ou elegante quando alguém a deixa aberta após utilizar o vaso sanitário.


O que é o mais indicado?

tampa privada levantada ou abaixada

De acordo com alguns pesquisadores e estudiosos da área da saúde, o mais indicado para quem quer fazer suas necessidades da maneira mais limpa e higiênica possível, seria primeiramente higienizar o assento do vaso sanitário antes de usá-lo – principalmente quando utilizamos um banheiro público ou na casa de outras pessoas.

Além de sempre abaixar a tampa da privada após seu uso e por último, lavar sempre bem as mão após usar o banheiro, e se for possível e houver álcool disponível, usar álcool 70 em gel ou líquido após sair do banheiro e encostar na maçaneta da porta, deixando o ambiente e se mantendo possivelmente segura em relação aos germes ali presentes.


Afinal, você abaixa ou não a tampa da privada?

Parece ser algo simples, e realmente é, mas muitas pessoas simplesmente não estão habituadas a fechar a tampa da privada antes da descarga.

Você já tinha este hábito antes de ler este texto?

E se a resposta for não, e agora que você já sabe de todas estas informações, você pretende mudar algo quando for utilizar o banheiro da sua casa ou banheiros públicos e na casa de terceiros? Vai começar a abaixar a tampa após utilizar a privada e antes de dar a descarga?

Thiago Moretti F.

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Colabora com o Blog da Saúde na revisão e criação de conteúdo juntamente com a equipe de médicos editores.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Thiago Moretti F.

Thiago Moretti F.

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Colabora com o Blog da Saúde na revisão e criação de conteúdo juntamente com a equipe de médicos editores.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail