O câncer de laringe é mais comum em homens

cancer de laringe homens

O câncer de laringe é um tipo de câncer que afeta a laringe (caixa vocal). A laringe é parte da garganta encontrada na entrada da traqueia (traqueia).

Os cânceres de laringe e hipofaringe são cerca de 5 vezes mais comuns em homens do que em mulheres. Isso ocorre provavelmente porque os principais fatores de risco – tabagismo e uso pesado de álcool – são mais comuns em homens.

Mas nos últimos anos, à medida que esses hábitos se tornaram mais comuns entre as mulheres, seus riscos para esses tipos de câncer também aumentaram.


Câncer de garganta: Resumo

  • O câncer de garganta é um câncer comum.
  • Fumar cigarro e beber álcool aumenta o risco.
  • O papilomavírus humano (HPV) é um fator de risco para certos tipos de câncer de garganta.
  • O tratamento para o câncer de garganta é mais eficaz se a doença for diagnosticada precocemente.
  • Consulte o seu médico se notar alguma alteração na garganta ou no pescoço.
  • Reduza o risco parando de fumar, reduzindo a ingestão de álcool, praticando sexo oral seguro e vacinando-se contra o HPV.


Câncer de garganta

importancia do otorrino
Procure um Médico Otorrinolaringologista em caso de sintomas

O câncer de garganta, um tipo de câncer de cabeça e pescoço, pode ser encontrado na faringe ou laringe. Na maioria das vezes, afeta as células escamosas, ou células finas e planas que revestem a superfície desses órgãos.

A maioria das pessoas diagnosticadas com câncer de garganta são usuários de tabaco e/ou consumidores de álcool.

Nos últimos anos, um número crescente de casos de câncer de garganta está sendo diagnosticado em pessoas com certas infecções virais, incluindo o papilomavírus humano (HPV), uma doença sexualmente transmissível comum, e o vírus Epstein-Barr, que causa mononucleose.


O que é câncer de garganta?

Geralmente, o câncer ocorre no corpo no nível celular, causado por uma interrupção na atividade celular quando as células normais se reproduzem descontroladamente ou não morrem como deveriam. O câncer de garganta se origina principalmente em células escamosas, células finas e planas que revestem a faringe e a laringe.

O câncer de garganta pode afetar a faringe ou a laringe e há uma variedade de tipos diferentes, com base em onde o câncer é encontrado. O câncer de células escamosas da garganta pode se espalhar para outras áreas do corpo, incluindo pulmões, ossos e fígado.


Câncer de laringe

O câncer que começa na laringe (caixa vocal) é chamado de câncer de laringe.

A laringe (ou caixa de voz) é uma passagem curta que conecta a parte inferior da garganta (hipofaringe) com a traqueia (traqueia). A glândula tireóide fica na frente da traqueia sob a caixa de voz.


Quem tem câncer de laringe?

O câncer de laringe é mais comum em homens do que em mulheres. É diagnosticado cerca de 5 vezes mais em homens do que mulheres.

Assim a maioria das neoplasias, o câncer de laringe é mais comum em pessoas mais velhas do que em pessoas mais jovens. Existem muito poucos casos em pessoas com menos de 40 anos.


Partes da laringe incluem:

  • Epiglote – a pequena aba de tecido que se move para cobrir a laringe para evitar que os alimentos entrem na traqueia e nos pulmões quando você engole.
  • Glote – contém as cordas vocais que vibram quando o ar passa por elas para produzir o som da sua voz.
  • Subglote – localizada abaixo das cordas vocais.


Estadiamento

Após o diagnóstico, o próximo passo é o estadiamento. O estadiamento mostra até que ponto o câncer se espalhou.

Os oncologistas geralmente usam o sistema TNM para estadiar o câncer de laringe:

  • T refere-se ao tamanho do tumor primário e se ele invadiu o tecido circundante.
  • N é usado para identificar até que ponto o câncer se espalhou para os linfonodos.
  • M indica se o câncer metastatizou ou se espalhou para outros órgãos ou linfonodos mais distantes.

De acordo com a American Cancer Society Trusted Source, o câncer de laringe se espalha mais comumente para os pulmões.


Tratamento

tratamento cancer laringe

O tratamento depende do estágio da lesão.

O tratamento convencional para câncer de laringe em estágio inicial inclui cirurgia ou radioterapia.

Nos estágios posteriores, um indivíduo pode precisar de uma combinação de radiação e quimioterapia ou cirurgia seguida de radiação.


Tomar decisões de tratamento

É importante discutir todas as opções de tratamento, incluindo seus objetivos e possíveis efeitos colaterais, com seus médicos para ajudar a tomar a decisão que melhor se adapta às suas necessidades.

Por exemplo, se o câncer estiver muito avançado para ser curado, o objetivo pode ser remover ou destruir o máximo possível do câncer para evitar que o tumor cresça, se espalhe ou retorne pelo maior tempo possível. Alguns dos tratamentos também podem ser usados como tratamento paliativo se todo o câncer não puder ser removido.

O tratamento paliativo destina-se a aliviar os sintomas, como dor ou dificuldade para engolir, mas não se espera que cure o câncer.

Muitas vezes é uma boa ideia procurar uma segunda opinião. Uma segunda opinião pode fornecer mais informações e ajudá-lo a se sentir mais confiante sobre o plano de tratamento escolhido.


As informações de tratamento fornecidas neste site não se destinam a substituir uma consulta e avaliação médica, e nem tem o objetivo de substituir a experiência e o julgamento de sua equipe de tratamento do câncer.

As informações deste site destinam-se a ajudar você e sua família a tomar decisões informadas, com seu médico. Seu médico pode ter motivos para sugerir um plano de tratamento diferente dessas opções gerais de tratamento.

Não hesite em perguntar à sua equipe médica qualquer dúvida que possa ter sobre suas opções de tratamento.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail