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Nutróloga ensina táticas para melhorar a alimentação das crianças

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Fazer as crianças se alimentarem corretamente pode ser um desafio para vários pais, em vista disso, a nutróloga Célia Regina Chaves sugere algumas dicas para promover uma alimentação saudável e equilibrada entre os pequenos:

Envolva seu filho no preparo dos alimentos – Faça com que ele participe desde o momento da compra até a hora em que for cozinhar. Deixe que ele te ajude no preparo da comida. Além de deixa-lo animado a experimentar algo que ele ajudou a fazer, a sua criatividade será ainda mais estimulada.

Quantidade e qualidade suficientes – No prato do seu filho deve estar apenas a quantidade de comida que ele irá consumir. É importante que sempre esteja presente uma proteína, por causa da construção do organismo; carboidrato, como cereais, pães, massas, batata; vitaminas e sais minerais, como legumes e verdura. É importante não esquecer de dar a ele uma fruta após as refeições.

 Variedade no preparo – É difícil mesmo fazer com que as crianças comam e gostem de verduras e legumes. Aproveite para criar pratos e misturar alimentos para atrair a atenção e agradar o paladar de seus filhos. Pode ser macarrão com brócolis, lasanha com abobrinha, bolo de cenoura, purê de mandioquinha, bolinho de espinafre etc.

Prato colorido – Chame a atenção do seu filho com pratos coloridos e, se tiver um tempo, faça caretas ou paisagens com os alimentos.

 Seu filho está na adolescência e ele não quer se alimentar direito ainda? Então, lá vão algumas dicas para você também:

Saúde – Explique ao seu filho a importância da alimentação saudável para evitar problemas de saúde, como hipertensão, diabetes, osteoporose e obesidade.

Vários lanches por dia – Durante a tarde, reúna todos em casa para realizar um lanche. Como o estudo e o trabalho podem não colaborar para essa reunião, então, dê ao seu filho frutas e snacks (castanhas; lanche com pão integral ou iogurte) para ele comer nos intervalos (manhã e tarde).

Atividade física – Ao realizar exercícios físicos, o apetite aumenta, assim como a energia e a disposição. Convide-o para ir ao parque caminhar ou o incentive a jogar futebol, fazer aula de dança ou uma luta.

Siga estas dicas e ajude seu filho a cultivar hábitos saudáveis desde pequeno.

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