Início Saúde Corporativa Novato na gerência?

Novato na gerência?

55
1

Um cargo de gerente exige muito de uma pessoa, principalmente porque ela estará responsável pelo trabalho de uma equipe e não somente do seu. Para ter alcançado esse nível na carreira o profissional já deve ter passado por várias provações dentro do ambiente de trabalho.

Mas nada se compara ao grau de responsabilidade que um gerente precisa ter. Para quem está começando no cargo isso fica ainda mais difícil, principalmente se você subiu de cargo dentro da empresa onde já trabalhava ou quando se é novo no cargo e na empresa em que começou a trabalhar.

Na primeira situação você deve ter concorrido à vaga com vários colegas seus e após ter conseguido, ter que liderá-los traz algumas dúvidas de como agir perante essa situação. Na segunda, você além de ser um rosto novo na empresa – o que gera uma observação maior das pessoas sobre você –, terá que aprender a filosofia da empresa e conhecer cada um dos funcionários que irão fazer parte da sua equipe.

Acompanhe algumas dicas de como se portar nessa nova fase da sua vida profissional:
 

Equilíbrio
Procure manter o equilíbrio entre ser levado a sério e não ser considerado “o chato”. Para que as primeiras impressões fiquem no passado, chame cada funcionário seu para uma conversa individual, se apresente a ele e tente conhecer o máximo possível sobre ele.

Mudanças sem necessidade
Nunca pense só em você e em seu trabalho, tente imaginar como você poderia ajudar no trabalho de cada um de sua equipe. Evite fazer mudanças no departamento logo de início, apenas se você sentir que ele está em crise e precisa de uma ajuda.

Amigos, amigos, gerência a parte
Se você já era funcionário da empresa e vira gerente de seus amigos saiba separar as coisas e fazer com que eles entendam que alguma coisa mudou. Não faça comentário de outras pessoas da equipe perto de seus amigos, isso não é nada profissional.

Seja visionário
Lembre-se! O segredo para você se tornar um bom gerente está na capacidade de enxergar os bons profissionais que têm e utilizá-los da melhor maneira, sempre com o objetivo de contribuir para o crescimento da empresa.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui