Início Saúde Física Nova vacina ensina o corpo a lutar contra o câncer

Nova vacina ensina o corpo a lutar contra o câncer

53
1

Uma vacina para câncer foi desenvolvida por cientistas e agora passa por testes clínicos. Até aqui, ela foi testada em 10 pacientes com câncer de sangue. Sete deles já terminaram o tratamento e todos tiveram seu sistema imunológico fortalecido contra a doença e, dentre estes, 3 estão livres do câncer, segundo a empresa Vaxil Biotherapeutics, que desenvolveu a vacina terapêutica.

Atualmente, não existem vacinas que possam curar o câncer. O grande desafio é que as células cancerosas não são como bactérias e vírus que o sistema imunológico identifica como sendo ameaças externas e luta contra elas. O câncer é uma má formação das próprias células do corpo e conseguem se esconder dos combatentes do nosso organismo por causa disso.

O que a vacina terapêutica, nomeada de ImMucin, faz é ensinar o sistema imunológico a reconhecer um elemento chamado MUC1 presente em 90% das células cancerosas. Dessa maneira, o corpo poderá identificar, lutar e exterminar as células má formadas, sem atacar as células boas, causando menos efeitos colaterais.

Uma grande diferença entre a vacina convencional e a vacina terapêutica é que a primeira ensina o corpo a se defender, enquanto a segunda ensina o corpo a atacar. A ImMucin foi desenvolvida para ensinar o sistema imunológico a atacar o câncer e, se ela se provar eficiente contra o câncer de sangue, na qual está sendo testada, ela também surtirá efeito em 90% dos outros cânceres.

Se tudo der certo, a Vaxil espera que a vacina ImMucin esteja disponível no mercado em 6 ou 7 anos.

Para maiores esclarecimentos, assista o vídeo abaixo (em inglês).

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui