Início Saúde Social Neste Carnaval, não se esqueça da camisinha!

Neste Carnaval, não se esqueça da camisinha!

12
0

          Para aproveitar melhor o carnaval, existe um item básico que o folião não pode esquecer: a camisinha. Além de ser o melhor método para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis, o preservativo ainda pode evitar uma gravidez indesejada, principalmente no carnaval, quando o número de relações sexuais aumenta consideravelmente.

             De acordo com a última Pesquisa de Conhecimentos, Atitude e Práticas na População Brasileira (PCAP), de 12 mil pessoas ouvidas, 46% da população sexualmente ativa da região Sudeste não usa o preservativo em todas as relações sexuais.

            Muitas mulheres afirmam que quando não usam a camisinha, acabam recorrendo a pílula do dia seguinte depois de uma relação sexual. O problema é que tomá-la mais de uma vez, diminui a eficácia da medicação. “O uso frequente da pílula do dia seguinte faz seus efeitos colaterais aumentarem. É um método de emergência. O uso por repetidas vezes mostra um comportamento de risco e demonstra a necessidade de um acompanhamento médico e psicológico”, revela o ginecologista obstetra e diretor clínico da Clínica Mãe, Dr. Alfonso Massaguer.

            Para evitar os efeitos do uso constante da medicação (náuseas, vômitos, irregularidade menstrual, acne, diarreia, aumento de pelos e muitos outros) é necessário sempre estar protegido nas relações sexuais.

              Durante o carnaval, a maioria dos estados vai realizar a distribuição de camisinhas para a população. A ação faz parte de campanha para prevenção da AIDS que ocorre em todo o Brasil. Caso o uso da pílula do dia seguinte seja necessária, Dr. Alfonso Massaguer explica como deve ser ingerida: “A eficácia do medicamento pode variar de 80 a 96%, dependendo do ciclo menstrual, ovulação e do tempo que demorou até a mulher a ingestão da pílula – que deve ser feita até 72 horas após a relação sexual”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui