Início Saúde Física Mulheres: não dá mais para fugir da musculação

Mulheres: não dá mais para fugir da musculação

70
3

Apesar de não ser a atividade que mais atrai as mulheres, algumas boas verdades sobre este tipo de exercício precisam ser ditas. Conversamos com o treinador físico, Carlos Sapucaia, que nos contou tudo o que uma mulher precisa saber.

A começar que você, do sexo feminino, jamais vai perder a feminilidade com o treino, sabe por quê? Mulheres não possuem TESTOSTERONA SUFICIENTE para ficarem grandes, explica Carlos.

O que a musculação faz pelas meninas (somada a uma dieta adequada) é tonificar os músculos, torná-los mais firmes e definidos.

O treino de musculação fortalece e tonifica os músculos que estão abaixo da pele e da camada de gordura subcutânea. “A definição é quando eu vejo o contorno, o desenho dos músculos, e isso só é possível ao “queimar” a gordura subcutânea, aproximando a pele do músculo. É MITO que a musculação vai deixá-las grandes, por conta disso evitam pegar os pesos mais pesados, optando sempre pelos leves, ficando sem resultado e realizando treinos monótonos. Acaba uma bola de neve. Um medo puxa o outro, infelizmente.”

Quando o treinador Carlos Sapucaia se refere à bola de neve, quer dizer sobre o que acontece em boa parte dos casos vistos: quando a mulher finalmente decide treinar, ela espera conseguir treinar.

“O que quero dizer é que muitas vezes, com a academia cheia, é comum pedirmos para os alunos revezarem o mesmo aparelho/banco se por acaso precisarem fazer no mesmo momento o mesmo exercício. Mulheres, geralmente, não se sentem à vontade em revezá-los.”

Idade para começar

Uma dúvida bastante comum é respondida pelo treinador físico. Após a puberdade, início da adolescência, já se pode começar a fazer musculação. Porém não é indicado praticar em nível competitivo.

Por volta dos 13, 14 anos, já é possível realizar a atividade com objetivos de obter bem-estar, condicionamento físico geral, sem grandes pretensões de força máxima.

Então só falta começar. Carlos explica que a musculação deve ser feita de 2 a 3 vezes por semana no mínimo. Se a pessoa conseguir ter um descanso eficiente, pode até fazer mais vezes (é no descanso que conseguimos os ganhos do treinamento). A musculação pode, e em muitos casos, deve ser feita a vida inteira.

Questões estéticas…
A musculação ajuda a prevenir ou diminuir a celulite? É possível eliminar a gordura na barriga?

“A musculação contribui para o emagrecimento, queima de gordura, redução de celulites (gordura), desde que a DIETA esteja alinhada. Não dá para aceitar uma pessoa que está disposta a treinar corretamente, e não está disposta a mudar seus hábitos alimentares.”

E acrescenta, “podemos dizer que alimentação corrige falha de treino, mas treino não corrige falha de alimentação! A gordura na barriga não passa de um estoque de energia (calorias ingeridas não gastas). É preciso adotar estratégias de treino aliada à alimentação para queimar este estoque”.

Aguarde o próximo post sobre menopausa X saúde dos ossos! O treinador físico vai fazer vários alertas imprescindíveis à saúde da mulher.

3 COMENTÁRIOS

  1. Meninas: NADA CONTRA AS AULAS!!! =)

    Façam jump, combat, spinning, esteira, transport (eliptico): SÃO ÓTIMAS ESTRATÉGIAS DE GASTO CALÓRICO. Mas, por favor, FAÇAM MUSCULAÇÃO TAMBÉM!!!

    Não desistirei de vocês meninas…

    Grande abraço,
    Carlos Henrique Costa Sapucaia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui