Início Saúde Ambiental Movimento 90º: São Paulo precisa de jardins verticais

Movimento 90º: São Paulo precisa de jardins verticais

53
0

movimento90graus_divulgacao

Tem gente querendo preencher o cinza de São Paulo com verde. Diante da grande disponibilidade de paredões de concreto na cidade e da vontade de transformá-la em um lugarmais agradável e mais habitável, surge o Movimento 90o. Trata-se de uma iniciativa de paisagistas, arquitetos, administradores, advogados, engenheiros e empresários para a instalação de jardins verticais em grandes fachadas de prédios que não são ocupadas nem por janelas.

As vantagens do movimento são muitas. Além de criar ambientes mais atraentes, um jardim vertical ameniza a poluição e o barulho que vêm das ruas, contribui para o aumento da umidade do ar e atua como isolante térmico e acústico para os prédios.

O Movimento 90o propõe que o cultivo de plantas seja feito em uma estrutura simples, com sistema automatizado de irrigação e fertilização. “O custo de um jardim vertical é bem baixo em relação à quantidade de problemas urbanos que ele ajuda a resolver”, diz Guil Blanche, paisagista e diretor executivo do movimento. Ele também explica que as estruturas não apresentam nenhum risco de infiltração.

Inspiração é o que não falta. Na página do movimento no Facebook, você pode ver exemplos de jardins verticais em cidades da França, Inglaterra e Espanha que transformaram a paisagem urbana local para melhor.

E a primeira intervenção em São Paulo está prestes a acontecer. O movimento espera conseguir financiamento coletivo – as contribuições podem ser feitas pelo site Benfeitoria, até 18/05. O prazo foi prorrogado! – para instalar jardins verticais em quatro edifícios da Rua Augusta, durante a Virada Cultural deste ano, que acontecerá nos dias 18 e 19/05. Esta primeira atuação do Movimento 90o faz parte do projeto Augusta ComVida, promovido pelo LAB SP, do Instituto Escola São Paulo.

Assista ao vídeo abaixo e imagine como é a São Paulo em que você gostaria de viver!

blog_piscandoRoxoO que acharam da iniciativa? Um boa ideia seria expandir o movimento para outros cidades, afinal, muitas delas precisam de mais jardins!

 

* Com informações do Planeta Sustentável

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui