Início Saúde Mental Mirtilo pode ser útil na batalha contra o Alzheimer

Mirtilo pode ser útil na batalha contra o Alzheimer

13
0

Em uma pesquisa realizada pela University of Cincinnati Academic Health Center, em Ohio, observou-se que o mirtilo pode ser benéfico para a memória e para a função cognitiva dos adultos.

Para chegar a este resultado, foram realizados dois estudos. O primeiro foi realizado com 47 adultos, que apresentavam transtorno cognitivo leve com idades entre 68 anos ou mais. Todos receberam pó de mirtilo liofilizado, o equivalente a uma porção de mirtilos frescos, ou pó placebo, para serem ingeridos uma vez ao dia durante 16 semanas.

Notou-se que os participantes que ingeriram o pó de mirtilo apresentaram melhor performance cognitiva e das funções cerebrais do que quem ingeriu apenas placebo. O grupo do mirtilo também demonstrou melhora da memória. A ressonância magnética realizada com os voluntários também indicou que este grupo apresentou aumento da atividade cerebral.

O segundo estudo foi menos conclusivo. Cerca de 94 pessoas com idade entre 62 e 80 anos que apresentavam declínio da memória foram divididos em 4 grupos. Cada um recebeu um tipo de substância: mirtilo, ou óleo de peixe, ou a combinação dos dois, ou placebo.

A cognição melhorou para quem consumiu o mirtilo ou o óleo de peixe separadamente, mas houve poucos benefícios para a memória. Os pesquisadores acreditam que este resultado pode ter ocorrido porque os participantes apresentavam funções cognitivas melhores do que os do outro teste.

Os resultados destes dois estudos darão base para pesquisas futuras sobre os benefícios do mirtilo para a saúde mental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui