Início Saúde Física Ministério da Saúde divulga dados atualizados sobre o zika vírus

Ministério da Saúde divulga dados atualizados sobre o zika vírus

61
0

O Ministério da Saúde publicou boletim epidemiológico sobre os novos casos de microcefalia, relacionados ao Zika Vírus. Até o dia 12 de dezembro, foram registrados 2.401 casos da doença e 29 óbitos. Os casos estão distribuídos em 20 estados.

Segundo dados do MS, do total de suspeitos notificados, foram confirmados 134 e 102 foram descartados. Continuam em investigação 2.165 casos. Foi confirmado um óbito relacionado à doença e descartadas duas mortes. Outros 26 óbitos permanecem em investigação.

O informe traz ainda os seis novos estados (Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Rio Grande do Sul) que notificaram casos suspeitos. Equipes técnicas de investigação de campo do Ministério da Saúde estão trabalhando nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Ceará.

A circulação do zika vírus é confirmada por meio de teste PCR, com a tecnologia de biologia molecular. Um total de 18 laboratórios já está capacitado para fazer o diagnóstico. O teste de confirmação deve ser feito, de preferência, nos primeiros cinco dias de manifestação dos sintomas. Vale ressaltar que o zika vírus é de difícil detecção, já que cerca de 80% dos casos infectados não manifestam sinais ou sintomas.

O zika vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue e da febre chikungunya.

Como ainda não há uma vacina para evitar o contágio da doença, o Ministério da Saúde indica algumas ações de prevenção que toda a população deve realizar:

ms

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui