Início Saúde Social Ministério da Saúde apresenta dados sobre a aids no Brasil

Ministério da Saúde apresenta dados sobre a aids no Brasil

51
0

O Ministério da Saúde divulgou hoje (1), no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, dados sobre o HIV no Brasil e o teste rápido para Aids que estará disponível nas farmácias a partir do ano que vem.

Na coletiva de imprensa, o Ministro da Saúde, Marcelo Castro, afirmou que a taxa de mortalidade relacionada à Aids caiu 10,9% no Brasil em 12 anos. Segundo dados oficiais, foram registradas 6,4 mortes a cada mil pessoas em 2003, enquanto que ano passado registrou-se 5,7 falecimentos.

A redução na taxa de mortalidade ainda precisa melhorar, mas o índice alcançado já é visto como uma razão a ser comemorada. Para o ministro, este avança tem relação com o maior acesso ao tratamento (antirretrovirais que mantém o vírus inativo).

Para o tratamento ser realizado logo cedo, o Ministério da Saúde promete deixar disponível os testes rápidos de HIV em farmácias de todo o país até o ano que vem. Os autotestes, de acordo com Marcelo Castro, beneficiarão principalmente as pessoas que têm vergonha de fazer o exame no posto de saúde. A expectativa que os testes estejam disponíveis até o meio do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui