Início Destaque Medula Óssea: torne-se um doador e mantenha seus dados atualizados

Medula Óssea: torne-se um doador e mantenha seus dados atualizados

42
0

ResearchNinguém deseja precisar de um transplante, mas infelizmente às vezes é necessário e se entre os familiares não há nenhum doador compatível, a única opção restante é encontrar um doador compatível nos registros de doadores voluntários. Com a Medula Óssea, não é diferente.

Começa aí uma batalha contra o tempo, a chance de ser encontrado um doador HLA compatível varia em função das características genéticas do receptor, podendo variar de 1 para 1000 até 1 para cada 1 milhão. Esse desafio se torna ainda maior quando devido a fichas de cadastro de doadores incompletas ou errados, que impedem localização do doador escolhido. Por isso, seja um doador, cadastre sua medula e mantenha seus dados atualizados.

Como manter os dados atualizados?

É muito simples, uma vez cadastrado como doador no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) a atualização pode ser feita online! É fácil e rápido.

Você também pode atualizar pessoalmente no Hemocentro mais próximo de sua casa. Veja aqui, como localizar!

Torne-se um doador

A doação

A coleta de Medula Óssea para o doador é simples e com riscos pequeno. O doador é entrevistado previamente ao procedimento, onde é examinado e são solicitados diversos exames que confirmam seu bom estado de saúde para a realização da coleta. Os riscos estão relacionados à necessidade de anestesia.

Se for utilizada a Medula Óssea, retira-se aproximadamente 10 a 15ml/kg do peso do receptor, e esta medula se recompõe completamente dentro de poucas semanas.

Passo a Passo

  1. O paciente precisa de transplante e não há compatibilidade entre a família;

  2. É realizada a pesquisa entre doadores cadastrados no REDOME a procura de um doador com HLA compatível;

  3. Se a compatibilidade for confirmada, você será chamado para decidir quanto à doação;

  4. Seu atual estado de saúde será então avaliado e alguns exames de sangue serão realizados;

  5. A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia geral, e requer internação por um míni o de 24 horas.

Como cadastrar sua Medula Óssea?

  1. Você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde;
  2. Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5ml);
  3. Seu sangue será tipado para HLA, que é um teste de laboratório para identificar sua genética;
  4. Seu tipo de HLA será colocado no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea)

Onde cadastrar?

Você pode realizar a coleta de amostra do seu sangue no Hemobanco ou Hemepar para cadastramento no REDOME. O processo dura no máximo 15 minutos.

O que é Medula Óssea?

A Medula Óssea é um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos, responsável pela fabricação das hemácias (glóbulos vermelhos) dos leucócitos (glóbulos brancos) e das plaquetas.

Os glóbulos vermelhos são os responsáveis por transportar o oxigênio dos pulmões até as células do organismo e o gás carbônico das células para os pulmões, para ser expirado. Os glóbulos brancos são responsáveis pelo sistema de defesa do organismo e as plaquetas são parte do sistema de coagulação do sangue.

Estes componentes do sangue são renovados constantemente e a Medula Óssea é encarregada pelo processo. Importante ressaltar que as células plasmáticas também estão presentes na Medula Óssea. Elas fazem parte dos sistema imunológico do corpo e assim como as hemácias, os leucócitos e as plaquetas são produzidas na Medula Óssea, só que em menor quantidade representando monos que 5% das células produzidas.

Com informações: Hospital Nossa Senhora das Graças e Inca.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui