Início Saúde Social Marca-passo cerebral já dá resultados contra a anorexia

Marca-passo cerebral já dá resultados contra a anorexia

19
0

Um pequeno grupo de pacientes recebeu, no Canadá, um novo tratamento contra a anorexia nervosa: o implante de um marca-passo cerebral que envia impulsos elétricos a regiões do cérebro responsáveis pelo prazer e pela ansiedade.

Esse tipo de aparelho já é usado, há mais de 20 anos, para controlar tremores em pacientes com parkinson. As seis voluntárias, com idade entre 24 e 57 anos, tinham a forma crônica da anorexia. Cinco delas já haviam sido internadas em unidades de terapia intensiva e quatro já tinham sido alimentadas por sonda no hospital.

Os tratamentos convencionais, com terapia e medicamentos, haviam falhado. “A esperança estava acabando”, disse a paciente Kim Rollins, em vídeo divulgado pelos autores do novo estudo

Controlados por um aparelho emissor de pulsos elétricos implantado perto da clavícula, embaixo da pele –como um marca-passo cardíaco–, os estimuladores foram direcionados a uma região próxima ao corpo caloso.

Segundo a pesquisa, publicada no “Lancet” e liderada por Andres Lozano, da Universidade de Toronto, a estimulação afetou regiões ligadas à ansiedade e ao humor e contribuiu para o controle de sintomas em mais de metade das voluntárias.

As pacientes foram acompanhadas por nove meses. Logo após a cirurgia, todas sofreram perda de peso mas, a partir do terceiro mês, o IMC (índice de massa corporal) médio começou a subir. Esse índice é obtido dividindo o peso, em quilos, pela altura, em metros, ao quadrado.

Três mulheres conseguiram um aumento significativo de peso. Uma delas, que no início do estudo tinha um IMC de 11 (o normal é de 18,5 a 24,9), chegou a 21. Os médicos também observaram melhora dos níveis de ansiedade na maioria delas

Fonte: Folha de São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui