Início Saúde Mental Manter a mão fechada ajuda na memorização de palavras, diz estudo

Manter a mão fechada ajuda na memorização de palavras, diz estudo

172
1

mao-fechadaVocê topa participar de um teste de memória? Faça o seguinte: monte uma lista com algumas palavras (não economize, hein, escolha umas 50 palavras pelo menos), olhe para a lista e feche e aperte a mão direita enquanto memoriza… Fez isso? Agora, enquanto você tenta lembrar das palavras, abra a mão direita e feche e aperte a esquerda. De acordo com um estudo publicado na PLoS ONE, ao realizar estes movimentos de fechar as mãos você consegue memorizar melhor as palavras. Dá uma olhada como fizeram o teste:

Foram selecionados 51 indivíduos destros*, com idade entre 18 e 48 anos, e divididos em cinco grupos. Primeiro, eles tiveram que memorizar uma lista de 72 palavras. Depois, era só tentar lembrar.

– Um grupo fechou a mão direita apertando fortemente uma bolinha de borracha por cerca de 90 segundos imediatamente antes de memorizar a lista e, em seguida, fez o mesmo imediatamente antes de recordar as palavras.

– Outro grupo fechou a mão esquerda antes de memorizar e também antes de recordar.

– Dois outros grupos apertaram uma mão antes da memorização (ou a mão esquerda ou a direita) e o lado oposto antes de recordar.

– Um grupo não fechou as mãos em qualquer momento.

Resultado: o grupo que fechou a mão direita quando estava memorizando a lista e, em seguida, fechou a mão esquerda quando estava recordando as palavras teve um desempenho melhor do que os outros grupos. Este grupo também foi melhor do que o grupo que não fechou as duas mãos em nenhum momento, embora a diferença não foi estatisticamente “significativa”.

O estudo sugere que fechar e apertar a mão direita ajuda a memorizar; já a mão esquerda ajuda a recordar.

Para Ruth Propper, cientista responsável pelo estudo, os resultados sugerem que alguns movimentos corporais simples – que muda temporariamente a forma como o cérebro funciona – pode melhorar a memória. Uma futura investigação examinará se o teste de fechar a mão também pode melhorar outras formas de habilidades.

Ainda é necessário mais trabalhos para verificar se, além de palavras, é possível estimular outras memórias visuais, como lembrar de um rosto ou onde as chaves foram colocadas, por exemplo. Com base no trabalho anterior, os autores sugerem que esse efeito que a “mão apertada” causa na memória pode estar associado à ativação de regiões específicas do cérebro que também estão associadas com a formação da memória.

*Dado as diferenças conhecidas na organização cortical funcional e estrutural entre destros e não-destros e dada a superioridade conhecida dos não-destros em tarefas de memória episódica, apenas os indivíduos destros foram analisados ​​aqui. Canhotos também foram testados e os resultados serão relatados em outro estudo.

Texto adaptado do site MedicalXpress
Para ver o estudo completo publicado na PLoS ONE clique AQUI

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui