Com o novo coronavírus o mundo entrou em colapso. Muitos foram afetados pelo desemprego ou redução salarial, o que atinge financeiramente e emocionalmente, já que a preocupação com a situação financeira afeta negativamente a saúde e o bem-estar dos colaboradores, bem como seu engajamento no trabalho.
Mas em toda crise nasce uma nova oportunidade. Por tanto, mesmo nessa situação é possível organizar as finanças e até economizar.
Então, é necessário fazer uma análise geral dos gastos mensais, negociar, perder a vergonha de pedir descontos, parar de gastar com besteiras e ter objetivos claros para ter foco ao poupar.
Neste caso, é preciso rever os gastos fixos. Conta de luz, internet, água, e entender as mudanças que aconteceram nelas e colocar isso numa planilha para se ter clareza ao tomar alguma decisão, já que você sabe com o que seu dinheiro está comprometido.
Defina planos de curto, médio e longo prazo. Com objetivos claros você sabe o quanto precisa direcionar de investimento nele. Seja uma viagem, um carro ou uma casa. Ter clareza do que quer e do que vai investir nos orienta a conseguir poupar.
Separe uma porcentagem do dinheiro para gastar com o quiser. O lazer, afinal, é essencial e ter uma reserva específica para isso faz o gasto ser consciente.
Esse momento também está sendo propício para renegociação das dívidas. As taxas estão mais acessíveis, o que facilita a saída do saldo negativo.
Tenha um planejamento detalhado e de fácil acesso, o que também permite acompanhar o progresso e te dar o orgulho necessário para manter o foco!