Início Saúde Física Mais da metade da população tem excesso de peso, segundo a PNS

Mais da metade da população tem excesso de peso, segundo a PNS

43
0

Nesta sexta-feira (21), o Ministério da Saúde divulgou novos dados da PNS 2013 (Pesquisa Nacional de Saúde). Esta foi realizada por pesquisadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que entrevistaram mais de 80 mil domicílios. Todos os cidadãos participantes tiveram seu peso, altura, circunferência da cintura e pressão arterial medidos e 25% também tiveram amostras de sangue e urina coletadas para exames.

icone_blogObesidade

Segundo os dados, 56,9% das pessoas com mais de 18 anos apresentam excesso de peso e 2,5% da população na mesma faixa etária apresenta déficit de peso. Estes resultados vieram do cálculo do índice de Massa Corporal (IMC) dos entrevistados:

 IMC = peso / (altura x altura)

Abaixo de 18,5 = abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9 = peso ideal
Entre 25,0 e 29,9 = sobrepeso
Entre 30,0 e 34,9 = obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9 = obesidade grau II
Entre 40 e acima = obesidade grau III

Ao analisar estes dados por estado, o Rio Grande do Sul apresenta a maior porcentagem de pessoas com excesso de peso. Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo também apresentam alto percentual de habitantes com peso elevado.

Com relação às medidas, notou-se que 37,7% dos brasileiros apresenta circunferência larga, o que prejudica o coração e também pode levar à diabetes. Considera-se cintura aumentada quando as mulheres apresentam medida superior a 88 cm e dos homens superior a 102 cm. E, de acordo com os pesquisadores, o problema é mais comum entre a população feminina.

No fim do ano, a PNS liberará mais informações, que serão retirados a partir dos exames de sangue e urina dos participantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui