Início Saúde do Homem Maioria dos homens só vai ao médico com a doença em fase...

Maioria dos homens só vai ao médico com a doença em fase avançada

57
0

Já sabemos que a partir de certa idade algumas doenças são mais propensas a aparecerem no corpo. É por isso que médicos exigem consultas regulares e a realização de exames preventivos a partir dos 40 anos para o sexo masculino, mas pesquisa mostra que os homens fazem descaso desse conselho.

1 em cada 6 homens afirma ter vergonha de ir ao médico

Levantamento feito pelo Centro de Referência da Saúde do Homem, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, mostra que 60% (1,5 mil) do total de pacientes que chegam ao centro por mês já estão com doenças em estado considerado avançado e necessitam de intervenção cirúrgica para tratá-las.

As doenças mais comuns que podem ocorrer com os homens nesta idade são câncer de próstata, que atinge 16% deles, e problemas relacionados à bexiga e ao rim, onde pode ocorrer câncer. Além disso, o crescimento benigno da próstata, que atinge 100% dos homens, alterações hormonais e cálculos renais também devem ser acompanhados.

O medo em relação ao câncer está levando mais pacientes ao médico, mas ainda existe preconceito com os exames preventivos ao câncer de próstata. É preciso lembrar o sexo masculino de que conhecer as suas condições de saúde é essencial para obter um diagnóstico precoce, que permite tratamentos menos agressivos e elevam as chances de cura em 90% dos casos.

Os homens, principalmente os diabéticos, hipertensos e obesos, devem criar os seguintes hábitos após os 40 anos:

  • Ir ao médico no mínimo uma vez ao ano;
  • Fazer um check up;
  • Realizar uma avaliação de rotina urológica completa, em particular de próstata;
  • Buscar ajuda especializada ao notar sintomas iniciais das doenças mais comuns.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui