Início Saúde Física Estética Lipoaspiração: cirurgia para homens e mulheres

Lipoaspiração: cirurgia para homens e mulheres

65
1

Na quarta-feira, 29, o atacante do Corinthians Ronaldo que sofreu uma fratura na mão esquerda, aproveitou a internação no hospital São Luiz para colocada de duas placas e doze pinos, e realizou também uma lipoaspiração. O tempo que ficaria longe dos campos devido à primeira cirurgia, será suficiente para a recuperação completa do atleta.

O jogador retirou aproximadamente 700 ml de gordura localizada na região abdominal, uma quantidade equivalente a 2% do seu peso corporal. A lipoaspiração feita por homens jovens e próximos do peso ideal vem ganhando destaque nas clínicas de cirurgia plástica juntamente com outros procedimentos estéticos.

O cirurgião plástico Wagner Montenegro, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia plástica e diretor clinico da Clinica medica Wagner Montenegro, alerta que a lipo não deve ser utilizada como recurso para emagrecimento e a opção de Ronaldo foi adequada a seu típico físico.

Abaixo o cirurgião esclarece para o Blog da Saúde as principais dúvidas referentes à lipoaspiração. Confira.

1. Em que tipo de paciente a lipoaspiração é o tratamento ideal?
R. O paciente ideal é o que se encontra com o peso próximo ao adequado para sua altura, tipo físico e idade e que apresente alterações de distribuição de gordura localizada. Quanto mais elástica e mais resistente a pele, melhor o resultado.

2. A lipoaspiração pode ser feita em qualquer região do corpo?
R. Os locais mais comuns em que ocorre gordura localizada são: face, braços, dorso, pernas, flanco, abdômen e glúteos.
A lipoaspiração não deve ser realizada em regiões de articulação e próximas de nervos, artérias e veias.

3. Qual o tamanho das cicatrizes de Lipoaspiração e onde ficam localizadas?
R. As cicatrizes são pequenas aproximadamente 5mm e ficam geralmente em regiões escondidas. A utilização de protetores da pele durante a cirurgia proporcionam cicatrizes quase imperceptíveis.

4. Qual o tempo de cirurgia de lipoaspiração?
R. Depende da dimensão da lipo com duração de 1 a 4 horas

5. Qual tempo de internação na cirurgia de Lipoaspiração?
R. Quando realizada com anestesia local não necessita internação, em outros casos de 6 a 24 horas.

6. É dolorido o pós-operatório de Lipoaspiração?
R. A queixa de dor varia de paciente para paciente, mas de qualquer maneira a utilização de antiinflamatórios e analgésicos tornam o pós-operatório confortável.

7. Existe alteração de sensibilidade no local operado na Lipoaspiração?
R. é comum a diminuição da sensibilidade no local devido ao inchaço nos nervos da região, mas volta gradativamente ao normal com o tempo.

8. Como é o pós-operatório?
R. Ao termino da cirurgia o resultado do novo perfil do corpo já pode ser observado. Após algumas horas se inicia o processo de inchaço que esconde o resultado.
Durante as 3 primeiras semanas grande parte deste inchaço desaparece podendo-se visualizar aproximadamente 60% do resultado. Com mais 30 dias uns 20% do resultado aparece e os 20% restantes aparecem entre o 4 e o 5 mês do pós-operatório.

9. Com quanto tempo posso retomar as atividades físicas?
R. Varia de paciente para paciente e do pote da lipo, a volta ao trabalho geralmente 7 a 14 dias e os exercícios físicos em torno de 2 meses.

10. A lipoaspiração pode trazer complicações?
R. Não é comum, mas as possíveis são o hematoma, o seroma, a trombose e podem ser minimizadas com uma avaliação pré-operatória minuciosa.

11. Haverá alteração na lipoaspiração no caso de gravidez?
R.A lipoaspiração não é alterada pela gravidez, o que altera o resultado é se a paciente engordou mais ou menos, o que depende exclusivamente de seus hábitos alimentares.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui