Início Últimas Notícias CONARH 2010 Lembra do ditado “Quem canta seus males espanta”?

Lembra do ditado “Quem canta seus males espanta”?

131
1

O ditado é conhecido e passa de geração para geração, mas você sabe por que cantar faz bem à saúde física e emocional?

Soltar a voz no microfone não é apenas uma das formas de expressão mais antigas do ser humano. Pode curar muitos males, garantem especialistas, que recomendam a prática do canto com regularidade.

Cantar traz bem-estar, equilibra o sistema neurovegetativo e reforça a atividade dos nervos parassimpáticos, responsáveis pelo relaxamento do corpo. Gera harmonia psíquica e fortalece o sistema imunológico, importantes no combate de problemas como os transtornos do sono e as doenças circulatórias.

Quando cantamos utilizamos a respiração abdominal, aquela mais profunda, que se transforma em massagem para o intestino e em alívio para o coração. Essa forma de respiração fornece ar adicional aos alvéolos pulmonares, impulsiona a circulação sanguínea e pode melhorar a concentração e a memória.

Além disso, por meio da voz, o ser humano é capaz de expressar seus sentimentos de tal maneira que pode se desfazer de uma série de más sensações.

O canto, quando usado dentro de um processo terapêutico, é coadjuvante em tratamentos como de transtornos de ansiedade, problemas respiratórios (asma, bronquite, enfisema pulmonar, DPOC), síndrome do pânico e fobias, quadros depressivos, timidez, baixa auto-estima, problemas de comunicação/linguagem, problemas com o autocontrole e a autoconfiança.

Agora, você que é rouco e desafinado, que acha sua voz feia e considera que nasceu sem talento para cantar, deve estar pensando: Não, não, isso não é para mim! Você pode estar enganado. Experimente!

Para falar das técnicas e cuidados que você precisa ter ao cantar, preparação da voz, alimentação e até física, conversamos com Eduardo Araújo, um dos ídolos da Jovem Guarda, com mais de 40 anos de carreira, durante o CONARH/Expo ABRH 2010. Veja as dicas:

Blog da Saúde entrevista – Eduardo Araújo – Conarh 2010 from blogdasaude on Vimeo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui