Início Saúde Social Kony 2012 – Entenda o vídeo viral que chamou a atenção de...

Kony 2012 – Entenda o vídeo viral que chamou a atenção de 100 milhões de pessoas

134
1

Você já deve ter visto ou pelo menos ouvido falar sobre o projeto “Kony 2012”. O vídeo de 30 minutos se tornou o maior viral da internet, alcançando 100 milhões de pessoas em 6 dias. A meta do documentário é chamar a atenção para Joseph Kony, um criminoso de guerra ugandense, líder do Exército de Resistência do Senhor (LRA), acusado de sequestrar, torturar e escravizar mais de 30,000 crianças e deslocar 2.1 milhões de pessoas.

A campanha “Stop Kony 2012” é realizada pela ONG Invisible Children, da Califórnia, e propõe a intervenção militar dos Estados Unidos para prender Joseph Kony. O problema com a prisão do ugandense é que, mesmo ele sendo um dos criminosos mais procurados, ninguém o conhece ou sabe da sua história, tornando-o invisível.

É através do viral que a ONG busca tornar Kony visível para a sociedade, torná-lo famoso. “Se as pessoas souberem dos crimes que Kony vem cometendo por 26 anos, elas se uniram para detê-lo,” é o que explica o Invisible Children em seu site.

O curta-metragem chama todos que se mobilizarem com a história para divulgarem, através de fotos, cartazes e vídeos, sobre Kony. O plano é surpreender a sua cidade e a mídia na madrugada de 20 abril de 2012, passando a noite nas ruas colando pôsteres em lugares visíveis que denunciam o criminoso africano.

Apesar da rápida propagação do documentário, da aceitação do governo americano e de ter despertado muitos jovens ao ativismo social, o vídeo também recebeu várias críticas, até mesmo de africanos, e gerou polêmica.

Já viu o vídeo?

KONY 2012 from INVISIBLE CHILDREN on Vimeo.

E então, fica uma pergunta… Qual o seu posicionamento?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui