Início Saúde Social Junte todos os adultos do planeta. Sabe quanto isso pesa?

Junte todos os adultos do planeta. Sabe quanto isso pesa?

62
0

O peso da humanidade é equivalente a mais de 5,400 Titanics. Biólogos calcularam a massa total de todos os humanos vivos no planeta, o que dizem que foi uma melhor forma de medir o nosso impacto na Terra do que simplesmente contar as pessoas individualmente.

“Quando as pessoas falam sobre sustentabilidade, elas rapidamente se preocupam com a população,” disse Ian Roberts da London School of Hygiene & Tropical Medicine na Inglaterra. Mas enquanto precisamos diminuir o crescimento da população, o hiperconsumismo é um problema muito maior. “Essa é uma estatística capaz de medir ambos,” explica Roberts. Já que o que consumimos acaba se refletindo na nossa saúde e no nosso corpo, usar o peso de cada um seria o ideal para calcular os impactos  que o homem tem no planeta. Usando dados de 2005 que mostravam os índices corpóreos (IMC) e altura média dos humanos, foi possível criar a média de massa corpórea de cada país. Ao realizar a fatoração dos dados da população, foi possível calcular o peso total de todos os adultos na terra: 287 milhões de toneladas. O peso real de todo o mundo é maior, já que não foram incluídas crianças na estatística – e esse número só tende a crescer nas próximas décadas.

Dos 287 milhões de toneladas, 15 milhões resultaram de pessoas que estavam acima do peso. A América do Norte é o continente que está mais acima do peso, tendo apenas 6% de habitantes da população global, mas já contando com 7,4% de biomassa. É nesse continente que também se encontra 34% da biomassa obesa. De acordo com o estudo, se todos os países tivessem o mesmo IMC dos Estados Unidos, a biomassa seria equivalente a um peso extra de 473 milhões de adultos com a massa média atual.

O artigo do estudo foi publicado no BMC Public Mass.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui