Inovação no combate ao glaucoma

Glaucoma é a terceira principal causa de cegueira e uma das principais causas de cegueira irreversível em todo o mundo. Estima-se que em 2020 haverá aproximadamente 80 milhões de pessoas com glaucoma, um aumento de cerca de 20 milhões desde 2010.

O glaucoma é caracterizado por uma degeneração progressiva do nervo óptico com perda de campo visual correspondente e, finalmente, cegueira se não for tratada. A fisiopatologia do glaucoma é multifatorial e existem vários fenótipos clínicos[1]Quigley HA. Open-angle glaucoma. New England Journal of Medicine. 1993 Apr 15;328(15):1097-106..

Dentro do glaucoma primário, existem dois fenótipos clínicos, glaucoma de ângulo aberto e glaucoma de ângulo fechado.

Em todos os subtipos de glaucoma, a pressão intra-ocular (PIO) elevada é reconhecida como um importante fator de risco para o desenvolvimento e progressão do glaucoma e a redução da pressão intra-ocular é atualmente o único método documentado de tratamento do glaucoma[2]Casson RJ, Chidlow G, Wood JP, Crowston JG, Goldberg I. Definition of glaucoma: clinical and experimental concepts. Clinical & experimental ophthalmology. 2012 May;40(4):341-9..


Evoluções no tratamento do glaucoma

glaucoma

A prática da oftalmologia evoluiu tremendamente na última década. A tecnologia, os avanços farmacêuticos e o crescimento das mídias sociais levaram a várias tendências em nosso campo que estão ganhando força.

Até 1995, a terapia médica máxima consistia em antagonistas beta-adrenérgicos tópicos, agentes colinérgicos, agentes simpaticomiméticos e inibidores orais da anidrase carbônica[3]Weinreb RN, Aung T, Medeiros FA. The pathophysiology and treatment of glaucoma: a review. Jama. 2014 May 14;311(18):1901-11..

Em meados da década de 1990, três novas classes de medicamentos tornaram-se disponíveis: inibidores tópicos da anidrase carbônica (TCAIs), agonistas alfa2-adrenérgicos seletivos e análogos de prostaglandinas. Uma combinação de timolol-dorzolamida (betabloqueador-TCAI) também foi aprovada para uso clínico nos Estados Unidos.

Mesmo com a disponibilidade de agentes mais novos, muitos pacientes necessitam de mais terapia médica para alcançar o controle adequado do glaucoma.

O glaucoma raramente é sintomático até que o dano avançado irreversível do nervo óptico já tenha ocorrido. O principal fator de risco reconhecido e o único modificável para o desenvolvimento de glaucoma é a pressão intraocular (PIO) elevada, ou hipertensão ocular.

Mais recentemente, evidências crescentes apoiam o uso da cirurgia microinvasiva de glaucoma (MIGS) para atingir a pressão intraocular alvo. Estes demonstraram resultar em vários graus de efeito de redução da PIO (dependendo do tipo específico de procedimento).

A cirurgia microinvasiva de glaucoma está se tornando cada vez mais populares entre os cirurgiões de glaucoma como procedimento cirúrgico primário em pacientes que requerem controle adicional da pressão intraocular.

A terapia neuroprotetora é outra necessidade não atendida no tratamento do glaucoma.

Embora os médicos normalmente pensem em neuroproteção apenas em pacientes cuja doença está progredindo com baixo controle da pressão intraocular, todos os pacientes com glaucoma se beneficiariam da redução do controle da pressão intraocular e da neuroproteção se tais terapias combinadas estivessem disponíveis.


Fatores de risco para Glaucoma

Embora o glaucoma afete principalmente idosos, qualquer pessoa pode desenvolver glaucoma. Algumas pessoas estão mais em risco do que outras[4]Coleman AL, Miglior S. Risk factors for glaucoma onset and progression. Survey of ophthalmology. 2008 Nov 1;53(6):S3-10..

Os fatores de risco do glaucoma incluem:

  • Idade
  • Ser de ascendência afro-americana ou hispânica
  • Lesão ocular
  • Córneas finas
  • Pressão ocular elevada
  • História familiar de glaucoma

A pressão intraocular não é o único fator no glaucoma. Um em cada três pacientes com glaucoma não tem pressão ocular elevada, mas continua a perder tecido nervoso e ficar cego.

Para esses pacientes, acredita-se que uma diminuição no fluxo sanguíneo para o olho ou insuficiência vascular seja um fator de risco importante[5]Brusini P, Johnson CA. Staging functional damage in glaucoma: review of different classification methods. Survey of ophthalmology. 2007 Mar 1;52(2):156-79..

Os fatores de risco para insuficiência vascular incluem:



Faça exames regulares com seu oftalmologista

diagnostico glaucoma
Avaliação com oftalmologista

O diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais para prevenir o glaucoma. Recomendamos que você faça o teste anualmente após os 35 anos se tiver fatores de risco para desenvolver glaucoma.

A medicação para glaucoma reduz a pressão no olho e ajuda a retardar a progressão da doença.

Se você for diagnosticado com glaucoma e for detectado precocemente, a medicação para glaucoma pode proteger sua visão.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Quigley HA. Open-angle glaucoma. New England Journal of Medicine. 1993 Apr 15;328(15):1097-106.
2 Casson RJ, Chidlow G, Wood JP, Crowston JG, Goldberg I. Definition of glaucoma: clinical and experimental concepts. Clinical & experimental ophthalmology. 2012 May;40(4):341-9.
3 Weinreb RN, Aung T, Medeiros FA. The pathophysiology and treatment of glaucoma: a review. Jama. 2014 May 14;311(18):1901-11.
4 Coleman AL, Miglior S. Risk factors for glaucoma onset and progression. Survey of ophthalmology. 2008 Nov 1;53(6):S3-10.
5 Brusini P, Johnson CA. Staging functional damage in glaucoma: review of different classification methods. Survey of ophthalmology. 2007 Mar 1;52(2):156-79.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail