Início Saúde Física INCA lança portal sobre alimentação saudável

INCA lança portal sobre alimentação saudável

77
0

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) lançou portal voltado para prevenção de doenças a partir da alimentação. De acordo com o site do Instituto, “a alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida”.

A iniciativa busca alertar a população para a importância em manter uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, evitando alimentos ultraprocessados (já prontos para consumo). Esta atitude pode prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo.

As recomendações de alimentação e prevenção também poderão ser seguidas por pessoas que superaram o câncer. Estes precisam cuidar da alimentação, praticar atividade física e buscar manter o peso adequado para recuperar a saúde.

Conheça algumas dicas do INCA, baseadas nos relatórios do Fundo Mundial para Pesquisa contra o Câncer e do Instituto Americano de Pesquisa em Câncer, entre outras pesquisas:

105927710

Adoçantes artificiais:

Os adoçantes mais utilizados são: estévia; sorbitol; aspartame; ciclamato; sucralose e sacarina. Quando são consumidos em excesso, alguns efeitos colaterais podem ocorrer, como dor de cabeça, mal-estar, alterações de humor e diarreia.

1042413_46005790

Alimentos e bebidas com alto teor calórico:

Hambúrgueres, pizza, salgadinhos, biscoitos, entre outros alimentos, apresentam alta quantidade de gordura e açúcar,

o que ele a concentração de calorias. O consumo destas comidas pode gerar aumento do peso corporal, resultando em sobrepeso e obesidade.

imagens alinao 718 

Modo de preparo da carne:

Ao prepará-las, é indicado cozinhar no vapor, ou ensopadas, ou guisadas ou assadas. As temperaturas muito elevadas (acima de 300°C), para  fritar ou grelhar, formam compostos químicos que são cancerígenos.

Conheça mais dicas e descubra os mitos no site: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/cancer/site/prevencao-fatores-de- risco/alimentacao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui