Início Saúde Física Implantes de imã nos dedos dão “sexto sentido” ao corpo

Implantes de imã nos dedos dão “sexto sentido” ao corpo

39
1
Quando o implante não dá muito certo, a pele pode escurecer e perder o sentido. Imagem: Wired

Sentir o hard drive de o seu notebook girar ou correntes elétricas passando pelos fios é um privilégio que poucas pessoas têm. Aliás, um privilégio que apenas pessoas com implantes magnéticos nas pontas dos dedos podem ter.

Enquanto alguns decidem colocar o implante por diversão, o procedimento também foi utilizado pelo neurocientista Todd Huffman, da Universidade Estadual de Arizona, para entender as sensações humanas. De acordo com ele, o imã funciona ao se mover levemente ou com oscilações notáveis em resposta aos campos magnéticos. O movimento simula os receptores do sistema sensorial somático, os mesmos nervos que são responsáveis por sentir pressão, temperatura e dor, permitindo perceber campos magnéticos. A possibilidade de localizar fornos elétricos, motores, ventiladores e campos magnéticos emitidos por aparelhos eletrônicos com as pontas do dedo através de uma vibração diferente no local do implante foi chamada de “sexto sentido”.

Além do sentido extra, o implante magnético também pode render bons truques e entreter os amigos. Quem não quer ver um clipe pendurado na ponta dos dedos? Ou observar bolinhas de metal girarem de acordo com os movimentos de alguém? Entretanto, as brincadeiras devem ser moderadas. Segurar objetos muito pesados com as pontas dos dedos pode prejudicar a pele que fica entre o imã e o objeto, causando a rejeição do implante.

Entre pontos positivos e negativos, é indispensável comentar que o procedimento apresenta vários riscos à saúde. Ao ser implantado na pele, o imã é envolto por uma capsula de silicone. Caso esta venha a se romper, acontece a corrosão do magneto. Com ela vêm as infecções e o escurecimento da pele, além da perda do “sexto sentido”, episódio que ocorreu com o neurocientista Huffman. Outro ponto negativo é que ao possuir um imã no seu corpo, você não pode fazer uma ressonância magnética (caso seja necessário). Seria preciso remover o implante antes de utilizar a máquina, pois a força de seu campo magnético poderia “arrancar” o imã do seu dedo.

Bizarrices:

Entre as pessoas que decidem colocar um implante magnético no corpo por pura diversão está Dave Hurban, o norte-americano fã de tatuagens e body piercings. A ideia dele era ter um relógio sem pulseira. Para isso, ele utilizou imãs no pulso e um ipod nano. Confira o procedimento no vídeo:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui