Início Saúde Ambiental Hospital Sustentável: Ações que ajudam na preservação do meio ambiente e contribuem...

Hospital Sustentável: Ações que ajudam na preservação do meio ambiente e contribuem com a saúde dos pacientes

97
1

Hospital remete à saúde, certo? E o que isso tem a ver com sustentabilidade? Hoje em dia, muito! Alguns hospitais, clínicas e centros de saúde estão investindo em ações que, além de contribuir com a saúde dos pacientes e reduzir gastos, podem ajudar o meio ambiente.

Saúde e Meio Ambiente

O Hospital viValle, de São José dos Campos (SP), é um exemplo de instituição que está investindo em ações verdes e implantando uma série de iniciativas que podem ajudar à preservação ambiental. Iniciados em julho de 2009, os projetos em andamento visam à economia de energia, reutilização da água e tratamento de resíduos.

Energia

O viValle está substituindo toda sua iluminação por lâmpadas de LED. Além de durar mais tempo, as lâmpadas economizam energia. Para se ter ideia, uma lâmpada LED consome 80% menos energia se comparada a uma lâmpada incandescente.

A LED é fabricada com material semicondutor semelhante ao usado nos chips de computador. Quando percorrido por uma corrente elétrica, emite luz. O resultado é uma peça menor, que consome menos energia e tem uma durabilidade maior.

Mais algumas informações interessantes*:

– Enquanto uma lâmpada comum tem vida útil de 1.000 horas e uma fluorescente de 10.000 horas, a LED rende entre 20.000 e 100.000 horas de uso ininterrupto;

– Uma lâmpada incandescente converte em luz cerca de 5% da energia elétrica que consome, já as lâmpadas LED convertem até 40%: redução de desperdício de energia que traz benefícios evidentes ao meio ambiente.

“Apesar de ainda não ser possível mencionar em números o resultado total dessa ação, só no setor de internação, o hospital já economiza cerca de R$ 600,00 na conta mensal de energia elétrica”, informa Vinícius Muradas, supervisor de engenharia do hospital.

O viValle conta ainda com um sistema de aquecimento solar, que supre 40% da necessidade de água quente de todo o hospital. A proposta é ampliar esse sistema para atingir sua total demanda.

Água que vai…e volta!

O pavimento externo também segue a linha ecológica: ele é todo feito com bloquetes intercalados, que não impermeabilizam o solo, facilitando que a água da chuva volte para o lençol freático.

Para onde vai o lixo?

Além disso, o viValle possui um Plano de Gerenciamento de Resíduos, que engloba ações de tratamento de resíduos químicos, reciclagem, acondicionamento e destinação adequada para materiais cortantes e contaminados.

“O trabalho é todo feito pelo próprio hospital, mediante um documento redigido em conjunto com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Segurança do Trabalho. Temos reuniões mensais para deliberar as ações descritas em ata”, explica o engenheiro.

Novidades

Além do aprimoramento das ações em andamento, o Hospital viValle está finalizando um estudo para implantação de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).  “Além de toda a economia que essas ações trazem, o fator que nos impulsionou foi a responsabilidade ambiental, que está diretamente ligada à saúde”, ressalta Muradas.

O Blog da Saúde vem destacando ações e iniciativas que visam ajudar à preservação do meio ambiente. A proposta é divulgar e estimular a transformação de entidades e organizações em locais “verdes”. Você conhece algum estabelecimento que investe em ações sustentáveis? Escreva para nós!

*Dados Planeta Sustentável.

1 COMENTÁRIO

  1. acho q se as pessoas pelo o menos preservassem o lugar onde vivem já seria um bom começo para ajudar o mundo.mas as pessoas nao ligam neh mas fazer oq so esperar o fim chegar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui