Início Saúde Física Hospital das Clínicas lança programa inédito de orientação alimentar para crianças

Hospital das Clínicas lança programa inédito de orientação alimentar para crianças

54
1

Entre 1989 e 2009, o número de meninas entre 5 a 9 anos com sobrepeso aumentou 169%. Com os meninos, o crescimento foi de 132%. Os números são da última Pesquisa de Orçamento Familiar divulgada em 2010. Após analisar esse aumento extraordinário de crianças com excesso de peso, especialistas de diversas áreas do Hospital das Clínicas de São Paulo e do Instituto do Coração, dois dos principais centros médicos do país, se reuniram para criar um projeto para combater o problema.

Nessa reunião, que aconteceu no dia 16 de outubro de 2011, Dia Mundial da Alimentação, surgiu a ideia do projeto Meu Prato Saudável e a versão infantil Meu Pratinho Saudável com o objetivo de ensinar adultos e crianças a ter uma alimentação equilibrada. Para isso, os especialistas analisaram o que a população estava comendo, de que forma estava misturando os alimentos e como montava o prato. “Percebemos que o consumo de refrigerantes e bolachas recheadas aumentou consideravelmente pelas crianças, por exemplo”, diz a nutricionista Ana Paula Alves, supervisora da Divisão Hospitalar do Serviço de Nutrição do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (SP), que participou de todo o desenvolvimento do projeto Meu Pratinho Saudável. Com esses resultados, os especialistas adaptaram o gosto popular para criar sugestões de refeições saudáveis e equilibradas.

“A pirâmide alimentar é difícil de entender. Assim, decidimos, então, usar um prato para mostrar os nutrientes e as quantidades necessárias”, conta Ana. Dessa forma, fica fácil perceber que metade do prato deve ser composta por verduras e legumes, ¼ com carboidrato e ¼ com leguminosas e proteínas.

O programa Meu Pratinho Saudável vai atender crianças de 6 meses a 10 anos. A partir dessa idade, a criança já passa a se basear pelas instruções da versão adulta Meu Prato Saudável. Além das principais refeições – café da manhã, almoço e jantar -, o projeto também sugere opções de lanches intermediários para as diferentes faixas etárias, além de ressaltar a importância do aleitamento materno, do exemplo dos pais e da prática de atividades físicas. “Menos TV e mais brincadeiras é o que queremos”, diz Ana.

O lançamento do programa acontece nesta sexta, dia 12, no parquinho infantil e na ponte de ferro no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, das 8h às 17h. Além de brincar com a Turma da Mônica e os atores da novela infantil Carrossel, as crianças vão aprender a montar um prato saudável com alimentos de resina, passar por uma avaliação nutricional e receber o material do programa, que inclui uma cartilha e as orientações para download de aplicativos gratuitos para smartphone e tablet.

Como vai funcionar o programa

Após preencher uma ficha no local do evento, as famílias serão convidadas a participar do programa. Com o material em mãos, já poderão começar a ter uma nova alimentação. Então, em 2013, 400 crianças aqui em São Paulo serão convidadas a voltar ao HC para uma nova avaliação nutricional. Em cada cidade por onde o programa passar, um número de crianças que participarão será decidido. Em 2014, todas serão novamente recrutadas. Dessa vez, para apresentar os resultados finais, que serão divulgados antes da Copa do Mundo, que acontecerá aqui no Brasil.

As próximas cidades que vão receber o projeto são Rio de Janeiro e Fortaleza, mas a equipe de especialistas espera difundir a ideia em todo o país. “Além disso, estamos em busca de parcerias com as Secretarias de Educação para garantir a qualidade das merendas e lanches escolares”, completa Ana.

Fonte: Crescer

1 COMENTÁRIO

  1. A iniciativa não poderia ser mais eficaz. Hoje as crianças querem se encher de fast foods e o mercado publicitário contribui para que os pequenos tenham maus hábitos alimentares. Se todas as merendas tivessem opções coloridas e nutritivas o quadro de saúde seria bem melhor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui