Início Saúde Física Hospital da Unicamp realiza 1ª cirurgia com titânio impresso em 3D

Hospital da Unicamp realiza 1ª cirurgia com titânio impresso em 3D

129
1

Inédito no Brasil, o procedimento de reconstrução crânio-facial com placas de titânio impressas em 3D foi um sucesso em sua primeira experiência.

Foi no Hospital das Clínicas da Unicamp que Jéssica Cussioli, 23 anos, foi operada. Em setembro do ano passado, a jovem sofreu um acidente de moto. Ao tentar desviar de um buraco, ela bateu o rosto em uma caçamba e, mesmo com o capacete, sofreu traumatismo crânio-facial e um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que resultaram no afundamento do crânio, perda da visão do olho direito e parcial dos movimentos do lado esquerdo do corpo.

Após o acidente, Jéssica passou uma cirurgia, onde sua chance de sobrevivência era de 2%. Após isso, sofreu mais três procedimentos até ser encaminhada para Campinas. A jovem foi a primeira pessoa no país a receber, simultaneamente, três placas de titânio para reconstrução crânio-facial em uma cirurgia realizada pelos cirurgiões Paulo Kharmandayan, Davi Calderoni, Herbeti Aguiar e Adriano Mesquita da cirurgia plástica e Enrico Ghizoni da neurocirurgia. Em matéria publicada no portal da Unicamp, Dr. Kharmandayan afirma que o sucesso se deve ao trabalho multiprofissional de engenheiros, médicos e físicos.

jessica 2

Cirurgia

A mãe de Jéssica realizou pesquisas sobre cirurgias que ajudassem a sua filha. Ao descobrir esta nova técnica, ainda em fase de pesquisa, ela entrou em contato com os responsáveis. “Ao relatar a história em um e-mail e links de notícias da cidade sobre o caso, solicitei uma tomografia e ao receber e discutir com o Kharmandayan apostamos no projeto para a prototipagem crânio-facial em 3D com titânio e aperfeiçoamento das técnicas”, conta o engenheiro mecânico André Jardini para o portal da Unicamp.

Jardini, que é pesquisador sênior do instituto BIOFABRIS, explicou que o equipamento para produção da placa de titânio é importado da Alemanha e custa cerca de R$ 3 milhões. O conceito de “biofabricação” consiste em utilizar técnicas de engenharia e biomateriais para a construção de estruturas tridimensionais, fabricação e confecção de substitutos biológicos que atuarão no tratamento, restauração e estruturação de órgãos e tecidos humanos.

jessica 1

1 COMENTÁRIO

  1. gostaria muito de uma cirurgia dessa na vida do meu filho 23 anos foi atropelado por um carro em 2013 teve 50 por cento do osso rosto quebrado precisa muito dessa placa ou a de acrilico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui