Início Saúde Ambiental Hortas nas janelas

Hortas nas janelas

56
1

Após acordar em um belo dia de domingo, você decide fazer uma macarronada. Quando vai temperar o molho, percebe que não tem manjericão na geladeira. Felizmente, você não precisa dirigir até o supermercado, é só ir até a sua janela e pegar o tempero que quiser!

Imagem: Window Farms

Esse é um grande benefício do “window farming”, em tradução livre, horta de janela. Além de ser altamente sustentável, traz um pouco de verde para dentro dos apartamentos urbanos.

Existe uma comunidade na internet que une os vários fazendeiros caseiros para trocarem experiências e dicas sobre o hobby. Aliás, um restaurante americano chamado Bell, Book and Candle, vai além e constrói uma horta no telhado do estabelecimento, oferecendo aos clientes ingredientes (tomates, pepinos, pimentões e temperos) orgânicos da sua horta hidropônica.

Imagem: Hypeness

Se você possui os sentidos aguçados para a jardinagem, provavelmente ficou curioso para saber como fazer da sua janela uma horta! Trata-se em aprender a usar a luz que entra pelas janelas do imóvel para dar forças às plantas, verduras, temperos e até pequenos pés de frutas.

Montar a sua própria horta de janela também é um ótimo jeito para reciclar, já que é feita a partir de garrafas plásticas. Aprenda a montar aqui! (em inglês)

Ela funciona com um sistema hidropônico vertical. A água com nutrientes é bombeada do reservatório na base do sistema e rega as raízes das plantas de garrafa em garrafa.

Imagem: Facebook Window Farms

Quem acredita não ter habilidades para construir sua fazendinha urbana pode comprar o modelo vendido online. Sua única responsabilidade será trocar a água uma vez por semana e limpar o sistema mensalmente. E, claro, aproveitar os seus produtos orgânicos!

Imagem: Window Farms

Para aprender um pouco mais, acesse:

Facebook do Window Farms Project.

Comunidade Window Farms

1 COMENTÁRIO

  1. Ótima dica! Principalmente por deixar claro que há como comprar a horta praticamente pronta pela internet. Esta é uma maneira de ter uma vida saudável, tranquila e de oferecer um estilo de vida diferente, mais calmo de verdade. É bem bacana a ideia, basta pôr em prática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui