Doenças Reumáticas – Fique Atento

doenca reumatologica cotovelo

Doenças reumáticas, também chamado de reumatismo, são distúrbios que afetam o sistema locomotor. Ou seja, essas doenças afetam o funcionamento dos nossos ossos, articulações, músculos, cartilagens, tendões ou ligamentos.

No entanto, alguma dessas doenças podem também comprometer outros órgãos, como pulmões, coração, olhos, intestino e até a pele.

Como as doenças reumáticas geralmente causam muitas dores nos pacientes, elas representam um assunto importante na comunidade médica. Em alguns casos, os reumatismos podem até deixar o indivíduo incapacitado.

Por conta disso, esse grupo de doenças é considerado a segunda maior causa afastamento no mercado de trabalho e o quarto lugar nas justificativas de aposentadoria por invalidez.

No mundo, estima-se que 15 milhões de pessoas sofram desse problema. Só no Brasil, estima-se que 12 milhões de pessoas sofram de algum distúrbio reumático. Além disso, ao contrário do que muita gente pensa, as doenças reumáticas não afetam apenas idosos. Qualquer pessoa pode apresentar reumatismo.

Por isso, confira abaixo mais informações sobre o assunto para saber como prevenir e se tratar.


Sintomas que indicam doenças reumáticas

doenca reumatologica joelho

O principal sintoma da presença de doença reumática é a dor nas articulações. Essa dor é geralmente constante e intensa. No entanto, há diversos outros sintomas que indicam a presença de algum distúrbio reumático.

São eles: mãos inchadas, articulações inchadas, vermelhas ou quentes, dificuldade de locomoção, articulações rígidas, diminuição de flexibilidade, dores nas costas, cansaço, fadiga muscular, boca seca, redução da sensação de tato, pele azulada, problemas bucais e extremidades do corpo mais frias que o resto do corpo.

SintomaRelevância e Importância
Dor nas articulaçõesA dor articular é o sintoma mais comum das doenças reumáticas. Pode indicar artrite inflamatória como artrite reumatoide.
Rigidez matinalRigidez ao acordar, especialmente nas mãos e pés, é típica de artrite reumatoide e outras artrites inflamatórias.
Inchaço nas articulaçõesO inchaço sinovial frequentemente acompanha a dor e rigidez em artrites inflamatórias crônicas.
Fraqueza muscularA inflamação crônica pode levar à perda de massa muscular e fraqueza, especialmente em polimiosite e dermatomiosite.
Fadiga e mal-estarA fadiga é um sintoma inespecífico, mas comum em diversas doenças reumáticas como artrite reumatoide e lúpus.
FebreA febre baixa ou intermitente pode ocorrer em doenças inflamatórias como artrite reumatoide e lúpus.
Perda de pesoA perda de peso involuntária pode indicar doença reumática ativa como artrite reumatoide ou lúpus.
Dor ou rigidez no pescoço/costasSintomas cervicais e dorsais são comuns em espondiloartrites como espondilite anquilosante.
EntesopatiaDor nos pontos de inserção tendínea indica doenças entesopáticas como espondilite anquilosante.
Erupções cutâneasRashes cutâneos específicos ocorrem em algumas doenças como lúpus eritematoso sistêmico.

É importante mencionar que, com a evolução da doença, os sintomas tendem a se agravar.

Como há diversos tipos de doenças reumáticas e elas apresentam sintomas parecidos, é imprescindível uma consulta com um reumatologista. Somente após os exames é que o tratamento apropriado será iniciado.


Principais doenças reumáticas

De acordo com o Ministério da Saúde, há mais de 100 tipos de reumatismos.

Os mais conhecidos são:

Fibromialgia

A fibromialgia (FM) é uma doença caracterizada por dores que irradiam pelo corpo todo[1]Häuser W, Ablin J, Fitzcharles MA, Littlejohn G, Luciano JV, Usui C, Walitt B. Fibromyalgia. Nature reviews Disease primers. 2015 Aug 13;1(1):1-6.

A dor é geralmente tão intensa que gera fadiga, alterações de memória e na atenção, problemas psicológicos e até alterações intestinais. Essa síndrome costuma ser mais comum em mulheres do que homens, e afeta mulheres jovens e idosas[2]Goldenberg DL, Burckhardt C, Crofford L. Management of fibromyalgia syndrome. Jama. 2004 Nov 17;292(19):2388-95..

‍Dentre os principais sintomas da fibromialgia destacam-se:

Osteoporose

A osteoporose é uma doença sistêmica. Ela é causada devido a um desequilíbrio entre a formação e a reabsorção óssea, que acaba provocando perda de massa mineral óssea, o que leva à osteoporose[3]Rachner TD, Khosla S, Hofbauer LC. Osteoporosis: now and the future. The Lancet. 2011 Apr 9;377(9773):1276-87..

Por conta disso, é muito comum que pessoas com osteoporose tenham fraturas de ossos após quedas, mesmo de locais baixos.

Esta doença está frequentemente associada à fatores genéticos, menopausa, ao envelhecimento, dietas pobres em cálcio, ao tabagismo, consumo exagerado de álcool ou ainda ao uso excessivo de medicamentos como corticoides, anticoagulantes e anticonvulsivantes[4]Lin JT, Lane JM. Osteoporosis: a review. Clinical Orthopaedics and Related Research®. 2004 Aug 1;425:126-34..


Artrite reumatoide

A artrite reumatoide (AR) é uma doença crônica inflamatória e autoimune[5]Firestein GS. Evolving concepts of rheumatoid arthritis. Nature. 2003 May;423(6937):356-61..

Ela é caracterizada pela inflamação das articulações, mas também afeta outros órgãos como pulmões, vasos sanguíneos, nervos periféricos e olhos. A evolução dessa inflamação pode destruir as articulações, limitando as atividades cotidianas.

O que saber sobre artrite reumatoide
É uma doença autoimune sistêmica que causa artrite inflamatória crônica
Afeta principalmente as articulações sinoviais, como mãos, punhos e joelhos
Rigidez matinal, fadiga e febre baixa são sintomas comuns
Pode levar à destruição e deformidade articular se não tratada
Tem maior prevalência em mulheres e é mais comum após os 40 anos
Exames de sangue detectam inflamação, autoanticorpos e anemia
O tratamento envolve medicamentos anti-inflamatórios e imunossupressores
Mudanças no estilo de vida e terapias adjuvantes também são importantes
Não tem cura, mas o controle adequado melhora muito a qualidade de vida
Acompanhamento frequente com reumatologista é essencial

A artrite reumatoide pode ocorrer devido predisposição genética, ou infecções virais e bacterianas[6]Majithia V, Geraci SA. Rheumatoid arthritis: diagnosis and management. The American journal of medicine. 2007 Nov 1;120(11):936-9..

‍Dentre os principais sintomas dessa doença, podemos citar dor, inchaço e aumento da temperatura nas articulações, nódulos reumatoides, rigidez matinal, fadiga, febre e perda de peso.


‍Lúpus Eritematoso Sistêmico

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), chamada popularmente de lúpus, é uma doença inflamatória crônica autoimune[7]Dörner T, Furie R. Novel paradigms in systemic lupus erythematosus. The Lancet. 2019 Jun 8;393(10188):2344-58.. Existem dois tipos principais de lúpus: o lúpus cutâneo e o sistêmico.

O lúpus cutâneo é caracterizado pelo surgimento de manchas avermelhadas na pele, principalmente após a exposição ao sol. Já o lúpus sistêmico, é aquele em que um ou mais órgãos internos são comprometidos. Esta doença pode acometer qualquer faixa etária, sexo e raça.

No entanto, o grupo mais afetado são mulheres jovens.

Dentre os principais sintomas do lúpus destaca-se cansaço frequente associado ao desânimo, febre baixa, perda de peso e de apetite, dores nas articulações, inflamação da pleura e hipertensão.

O que saber sobre lúpus
É uma doença autoimune sistêmica que pode afetar qualquer parte do corpo
Causa inflamação e danos em articulações, pele, rins, cérebro, coração e pulmões
É mais comum em mulheres, especialmente entre 15 e 45 anos
Fadiga, febre, artralgia e rash malar são sintomas clássicos
Exames detectam autoanticorpos, anemia, proteinúria e inflamação
Corticosteroides sistêmicos são a base do tratamento
Hidroxicloroquina previne surtos e complicações a longo prazo
Proteção contra o sol é fundamental
Gravidez bem planejada é possível na maioria das pacientes
Seguimento rigoroso é vital para prevenir danos permanentes



Osteoartrite (osteoartrose)

A osteoartrite ocorre quando a cartilagem que protege as extremidades dos ossos nas articulações se deteriora gradualmente.

A cartilagem é um tecido firme e escorregadio que permite o movimento articular quase sem atrito. Eventualmente, se a cartilagem se desgastar completamente, o osso vai esfregar no osso[8]Wieland HA, Michaelis M, Kirschbaum BJ, Rudolphi KA. Osteoarthritis—an untreatable disease?. Nature reviews Drug discovery. 2005 Apr;4(4):331-44..

À medida que a osteoartrite progride, a dor e o inchaço das articulações afetadas tornam-se mais frequentes e até persistentes. As articulações podem ficar tortas (deformidade).

Quase qualquer articulação pode ser afetada. No entanto, a osteoartrite geralmente se desenvolve nos joelhos, quadris, coluna e mãos.

Ao contrário das formas sistêmicas e autoimunes de artrite (lúpus, artrite reumatóide), a osteoartrite NÃO afeta os órgãos do corpo.

Não há cura para a osteoartrite, mas pode ser tratada de forma eficaz com exercícios, perda de peso, medicamentos e, em alguns casos, cirurgia.

Sinais e sintomas da osteoartrite incluem:

  • Inchaço
  • Rigidez
  • Dor local
  • Perda de flexibilidade e/ou diminuição da amplitude de movimento
  • Esporões ósseos – pedaços extras de osso ao redor da articulação afetada


Polimialgia reumática

A polimialgia reumática é uma doença reumática inflamatória caracterizada por dor ou rigidez principalmente nos ombros, quadris e pescoço. Esses sintomas geralmente se apresentam pela manhã ou após longos períodos de inatividade[9]González-Gay MA, Matteson EL, Castañeda S. Polymyalgia rheumatica. The Lancet. 2017 Oct 7;390(10103):1700-12..

A polimialgia reumática pode se desenvolver rapidamente ou pode ter um desenvolvimento gradual ao longo de semanas a meses.

A causa da polimialgia reumática é desconhecida, mas está associada a uma disfunção do sistema imunológico que pode ser desencadeada por fatores genéticos, ambientais ou por uma infecção. É mais comum em mulheres. Os caucasianos são mais propensos a ter polimialgia reumática, principalmente se forem descendentes do norte da Europa ou da Escandinávia.

Os dois principais sintomas da polimialgia reumática são dor musculoesquelética e rigidez, juntamente com evidência de inflamação sistêmica, que revertem quase imediatamente com a terapia com corticosteróides.

O que saber sobre polimialgia reumática
Afeta adultos acima de 50 anos, principalmente mulheres
Causa dor e rigidez nos ombros, quadris e pescoço
É frequentemente acompanhada de arterite temporal
Sintomas sistêmicos como mal-estar, anorexia e perda de peso podem ocorrer
Exames de sangue mostram inflamação, anemia e VHS elevado
O tratamento é feito com corticosteroides como prednisona
A resposta ao tratamento é rápida, em poucos dias
Suspensão lenta dos corticoides é necessária, ao longo de meses
Recidivas são comuns ao reduzir ou suspender o tratamento
Acompanhamento continuo com reumatologista é essencial

Rigidez nos ossos do pescoço, ombro e quadril é geralmente encontrada. O problema da rigidez é insuportável pela manhã e melhora com a atividade física. Fadiga, perda de peso inexplicável, anorexia, perda de peso e febre são alguns outros sintomas associados à polimialgia reumática.

Até 30% dos casos de polimialgia reumática são acompanhados de arterite de células gigantes, uma doença caracterizada por dor de cabeça, dor na mandíbula e problemas visuais. Ambos têm características genéticas semelhantes e ocorrem no mesmo subconjunto populacional.


Causas das doenças reumáticas

doenca reumatologica coluna

As causas das doenças reumáticas são geralmente associadas à fatores genéticos, imunológicos ou infecciosos. Mas também podem acontecer devido à obesidade e o sedentarismo, estresse e problemas psicológicos, e após traumatismos.


Diagnóstico de doenças reumáticas

Como há diversos tipos de doenças reumáticas, há diversos exames que podem ser realizados para chegar ao veredito final.

Exemplos de exames que podem ser realizados para diagnosticar doenças reumáticas são: exame de densitometria óssea (DXA), exame do fator reumatoide, o anticorpo anti-peptídeos citrulinados cíclicos (anti-CCP), e exame FAN (fator ou anticorpo antinuclear) para diagnóstico de lúpus.

Exames laboratoriais como PCR e VHS podem indicar inflamação[10]Breda L, Nozzi M, De Sanctis S, Chiarelli F. Laboratory tests in the diagnosis and follow-up of pediatric rheumatic diseases: an update. InSeminars in arthritis and rheumatism 2010 Aug 1 (Vol. 40, … Continue reading.

Além disso, podem ser realizados exames complementares de sangue ou de imagem (radiografias, ultrassonografia ou ressonância magnética) das articulações podem ajudar no diagnóstico.

Também é necessário realizar a avaliação do histórico do paciente e seus familiares para eliminar todas as possibilidades que podem estar causando os sintomas do paciente.


Como prevenir doenças reumáticas

Para prevenir doenças reumáticas, manter um estilo de vida saudável parece trazer bons resultados, como:


Tratamento para doenças reumáticas

doenca reumatologia cervical

A melhor forma de tratar doenças reumáticas é através do seu diagnóstico precoce. Feito o diagnóstico, cada doença terá um tratamento diferente.

No entanto, alguns deles contam com a suplementação de cálcio e vitamina D, terapia de reposição hormonal, uso de anti-inflamatórios não-hormonais como o AINH, bloqueadores do TNF-α e bloqueador da IL-17A.

Para caso de lúpus, uma doença autoimune, há indicação do uso de corticoides, antimaláricos e imunossupressores. Se os sintomas forem leves, pode haver o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.

Alguns distúrbios reumatoides não podem ser tratados com medicamentos, como a fibromialgia, mas a alimentação apropriada e associada com a prática diária de exercícios físicos diariamente pode ajudar. Para esta doença, a chave do tratamento é a constância.

O que saber sobre tratamento de doenças reumáticas
O objetivo é controlar a atividade da doença e prevenir danos
Medicamentos anti-inflamatórios como AINEs e corticoides são a base
Medicamentos imunossupressores como metotrexato podem ser necessários
Terapias biológicas revolucionaram o tratamento de várias doenças
Repouso e fisioterapia ajudam no controle de sintomas
Exercícios e atividade física em dose adequada são encorajados
Modificações no estilo de vida, dieta e controle do estresse são importantes
Educação do paciente sobre a doença melhora a adesão ao tratamento
Acompanhamento frequente com reumatologista é essencial

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Häuser W, Ablin J, Fitzcharles MA, Littlejohn G, Luciano JV, Usui C, Walitt B. Fibromyalgia. Nature reviews Disease primers. 2015 Aug 13;1(1):1-6
2 Goldenberg DL, Burckhardt C, Crofford L. Management of fibromyalgia syndrome. Jama. 2004 Nov 17;292(19):2388-95.
3 Rachner TD, Khosla S, Hofbauer LC. Osteoporosis: now and the future. The Lancet. 2011 Apr 9;377(9773):1276-87.
4 Lin JT, Lane JM. Osteoporosis: a review. Clinical Orthopaedics and Related Research®. 2004 Aug 1;425:126-34.
5 Firestein GS. Evolving concepts of rheumatoid arthritis. Nature. 2003 May;423(6937):356-61.
6 Majithia V, Geraci SA. Rheumatoid arthritis: diagnosis and management. The American journal of medicine. 2007 Nov 1;120(11):936-9.
7 Dörner T, Furie R. Novel paradigms in systemic lupus erythematosus. The Lancet. 2019 Jun 8;393(10188):2344-58.
8 Wieland HA, Michaelis M, Kirschbaum BJ, Rudolphi KA. Osteoarthritis—an untreatable disease?. Nature reviews Drug discovery. 2005 Apr;4(4):331-44.
9 González-Gay MA, Matteson EL, Castañeda S. Polymyalgia rheumatica. The Lancet. 2017 Oct 7;390(10103):1700-12.
10 Breda L, Nozzi M, De Sanctis S, Chiarelli F. Laboratory tests in the diagnosis and follow-up of pediatric rheumatic diseases: an update. InSeminars in arthritis and rheumatism 2010 Aug 1 (Vol. 40, No. 1, pp. 53-72). WB Saunders.

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Andrew Seung Ho Park

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail