Início Saúde Física Festas de fim de ano: existe um jeito de comer menos que...

Festas de fim de ano: existe um jeito de comer menos que não requer esforço

45
0

Se você passa o dia inteiro imaginando os alimentos irresistíveis que vai consumir, agora faça isso atento aos detalhes.

Um estudo revela que as pessoas que se imaginam comendo um alimento em particular, acabam comendo menos quando têm a oportunidade.

Junte esse fator às festas de fim de ano e aproveite para visualizar os talheres cheios!

Os pesquisadores estudaram o processo mental chamado habituação – diminuição da nossa resposta a um estímulo quando ele é repetido. A imagem da décima mordida em um chocolate, por exemplo, desperta menos desejo que o primeiro pedaço.

O sinal de digestão é muito lento para gerar a habituação rapidamente, então, é pensado que o processo mental controla-a, ao menos em parte. Joachim Vosgerau, parte do time que conduziu a pesquisa na Carnegie Mellon University in Pittsburgh, Pennsylvania, afirma:

“Quando você para de fumar e obtém impulsos, é comum que tente suprimir esses pensamentos. Segundo a nossa teoria, você deve fazer o oposto e imaginar-se fumando, trago por trago.”

Resultados

O efeito somente apareceu quando os participantes imaginaram-se consumindo o alimento várias vezes. Imaginar repetidamente o alimento sozinho, não reduz o consumo.

Aqueles que quisessem perder peso poderiam passar alguns minutos antes de cada refeição realizando o exercício mental de se imaginar ingerindo exatamente os alimentos que irão comer.

A descoberta pode ter utilidade prática como uma possível estratégia para regimes e tratamentos, uma vez que estão acostumados a enfatizar que é preciso evitar pensamentos dos itens desejados, ao invés de encorajá-los a pensar sobre. O estudo foi publicado na revista Science.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui