Início Saúde Ambiental Exposição aos poluentes aumenta durante parada nos semáforos

Exposição aos poluentes aumenta durante parada nos semáforos

125
0

Ficar parado no trânsito pode fazer muito mal à saúde, segundo pesquisa realizada na Universidade de Surrey, no Reino Unido. Os estudiosos afirmam que há uma exposição a nanopartículas poluentes bem maior durante o tráfego parado.

Um dos autores responsáveis, Dr. Prashant Kumar, diz que quanto maior for a quantidade de carros nas estradas, pior será a qualidade de ar. As nanopartículas são emitidas pelos escapes dos veículos e a aspiração delas pode provocar asma, doenças cardiovasculares e leucemia durante a infância.

Segundo o estudo, a incidência destes problemas aumenta entre as pessoas que moram ou passam diariamente próximas a estradas ou vias de grande movimento.

 Durante a experiência realizada em uma via de 6 Km com 10 semáforos, notou-se que o nível de poluição se eleva durante as paradas nos faróis. O motivo é o fato de ter que acelerar o carro, após um tempo parado, para movê-lo. Esta poluição que o carro “solta” pelo escapamento e deixa para trás é prejudicial ao condutor que vem em seguida e respira este ar “sujo”.

Para os especialistas, a melhor forma de evitar esta situação é mantendo as janelas fechadas, o ar-condicionado desligado e deixar uma grande distância do carro da frente, sempre que possível, durante o sinal vermelho.

Ao pensar na saúde e no meio ambiente, o ideal seria diminuir o número de carros que trafegam pela cidade, mas como isso é bem difícil, tanto pedestres quanto motoristas devem evitar trafegar em grandes vias, para não respirar o ar poluído.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui