Início Saúde Cultural Ex-morador de rua fornece incentivo à leitura no centro de SP

Ex-morador de rua fornece incentivo à leitura no centro de SP

74
0

O ex-morador de rua, presidente do Movimento Estadual de População de Rua, Robson Mendonça, levava às ruas do centro de São Paulo uma bicicleta equipada com um baú que fazia as vezes de biblioteca itinerante, desenvolvida pelo Instituto Mobilidade Verde.

Na bicicloteca, tinha cerca de 200 livros à disposição dos moradores de rua, um acesso à cultura que nas bibliotecas tradicionais é negado a essas pessoas, pois elas não possuem endereço e não podem fazer cadastro para aluguel de livros.

A iniciativa estava indo bem até que durante uma gravação de entrevista, no dia 21 de setembro, Robson deixou o local por um instante e teve a bicicloteca furtada. Recentemente, o suspeito de ter cometido o furto foi localizado, mas a bicicleta com os livros ainda não foi encontrada. 🙁

Mas, felizmente, o caso sensibilizou a sociedade e houve mobilização para resgatar a bicicloteca. Uma campanha foi criada no movere.me, um site em que projetos são inscritos para serem financiados. Lá, eles estão propondo a construção de 2 novas bibliotecas itinerantes, incluindo a manutenção delas durante um ano.

A iniciativa privada também resolveu ajudar a fazer a bicicloteca voltar às ruas, a Editora Melhoramentos está financiando uma bicicloteca equipada, mais a manutenção necessária, além de uma verba mensal para manter o projeto por um ano.

Em 15 dias a nova bicicloteca será entregue ao Robson Mendonça, então,  a população em situação de rua poderá novamente ter acesso a algo que, afinal, é direito de todo cidadão: cultura. 🙂

Para conhecer mais sobre a iniciativa, acesse o site. E para ajudar no financiamento de uma nova bicicloteca, clique aqui.

Imagem: Bicicloteca
Robson Mendonça emprestando os livros Imagem: Biciloteca

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui