Início Saúde Corporativa Evento reuniu empresas para difundir o Resseguro em Planos de Saúde

Evento reuniu empresas para difundir o Resseguro em Planos de Saúde

66
1

A Victory Consulting convidou profissionais de RH para discutir as tendências do setor de saúde suplementar e o Resseguro como solução para contenção de custos.

 

IMG_6715Com o final de 2013, o planejamento de custos para 2014 é eminente. A Victory Consulting, consultoria especializada em Gestão Integrada de Saúde com mais de 12 anos de mercado, reuniu profissionais de RH de diversas empresas para discutir as tendências do setor de saúde suplementar e possíveis alternativas para a contenção de gastos durante a renovação dos contratos de planos de saúde corporativos.

 A Variação do Custo Médico e Hospitalar (VCMH) foi, no último ano, de 15,4%, três vezes maior que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Além desses indicadores, empresas com altos índices de sinistralidade poderão ser pegas de surpresa no momento da renovação dos contratos com as operadoras de planos de saúde. E não serão poucas, já que o índice de sinistralidade total do mercado de saúde em 2012 foi de 84,06%, segundo informações da ANS, e tende a continuar alto.

O benefício saúde, o mais valorizado pelos colaboradores, é um item estratégico para as instituições e também o segundo maior gasto delas. A diminuição de custos se dá de diferentes formas, conhecer os funcionários e suas necessidades é essencial para escolher o plano ideal. Utilizar a elegibilidade (cargos e salários), com opções mais básicas indo até as mais completas, de acordo com a função do colaborador na empresa, também é uma boa alternativa para controlar o número de sinistros do plano.

Outras formas como planos de qualidade de vida internos, que visam identificar e impedir problemas que podem ser controlados e evitados, e, assim, cuidar da saúde dos colaboradores e prevenir futuras doenças, são alternativas para conter aumentos drásticos aplicados através de reajustes nas renovações contratuais. Mas, mesmo assim, às vezes imprevistos acontecem e os sinistros fogem ao controle das empresas.

Foi nesse contexto de mercado, com altos índices de inflação do setor e de sinistralidade, que a Victory Consulting convidou a Swiss Re, uma das mais conceituadas empresas de seguros e resseguros do mundo, para apresentar aos convidados do evento “Café da manhã – Resseguros em Planos de Saúde” os benefícios do Resseguro como medida preventiva para controlar os gastos com a saúde nas corporações.

O Resseguro em planos de saúde é novidade no mercado brasileiro. Muito utilizado para prevenir prejuízos em casos de catástrofes naturais, o mecanismo também auxilia no controle de sinistralidade, evitando reajustes significativos durante a renovação contratual. As empresas pagam um percentual mensal à Resseguradora, diluindo com ela os casos de alto custo, que, mesmo ocorrendo com baixa frequência, provocam a desestabilização do benefício. Esse seguro diminui os riscos por parte da primeira, que consegue conter o aumento do valor do benefício na renovação contratual e manter um padrão ano a ano dos custos de estável nos planos de saúde.

O evento contou com especialistas da Victory e da Swiss Re, que falaram para profissionais de Recursos Humanos de empresas convidadas, com abertura para debate final, no qual os participantes puderam esclarecer suas dúvidas sobre o tema.

Sobre a Victory Consulting

A Victory Consulting atua há 12 anos como Consultoria especializada em Gestão Integrada de Saúde para empresas que buscam o que há de melhor no mercado de benefícios. Além de Corretora, representando os melhores Planos de Saúde, Odontologia, Vida e Previdência, a Victory Consulting destaca-se pelo inédito Programa Qualidade de Vida no Trabalho – PQVT, o qual já reduziu muitas despesas com sinistros nos contratos de benefícios implantados nas empresas.

1 COMENTÁRIO

  1. fantástica a inciativa, visto que os prestadores de serviços da saúde são muito bem articulados e corporativos, criarmos mecanismos para amortecer esta ação unilateral de ganho pelo ganho, como parece acontecer no setor de saúde, nos últimos anos, pode nos dá, usuários finais, mais folego para continuarmos com serviços que este setor não tem o menor temor de suspender s,e não se "rezar' na cartilha imposta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui