Início Saúde Cultural Europeana

Europeana

143
2

Europeana é um site criado pelo Instituto Comissão Europeia, que permite às pessoas explorarem os recursos digitais de várias entidades culturais europeias, como bibliotecas, museus, arquivos e coleções de audiovisual. Cerca de 1500 instituições têm contribuído para a Europeana.

Promovendo a descoberta em um espaço, com opção de visualização multilínguistica (incluindo o português), onde os usuários podem participar, partilhar e ser inspirados pela diversidade do patrimônio cultural e científico europeu.

O projeto começou em 2005, já em 2009 bateu a marca de 5 milhões de itens disponíveis para exibição. No final de 2010, 10 milhões, e, atualmente, conta com 15 milhões de obras.

É possível fazer buscas por:

  • Imagens – pinturas, desenhos, mapas, fotos e imagens de objetos dos muse
  • Textos – livros, jornais, cartazes, diários e documentos de arquivo
  • Áudios- músicas, depoimentos de grandes personalidades, fitas, discos e transmissões de rádio
  • Vídeos – filmes, noticiários e transmissões de TV

Também se pode procurar por instituição, autor da obra, país, data, direitos (se é de domínio público ou não) entre outros. Além disso, o internauta pode interagir criando o seu próprio museu online.

Alguns dos itens mundialmente famosos são: o livro de Isaac Newton sobre as Leis do Movimento , os desenhos e pinturas de Leonardo da Vinci , e a pintura de Johannes Vermeer da menina com um brinco de pérola.

Instituições de renome, como a Biblioteca Britânica, em Londres, o Rijksmuseum de Amsterdã e o Museu do Louvre, em Paris, são apresentadas juntamente com organizações de menor dimensão de toda a Europa.

Juntas, as coleções formam uma verdadeira ode à cultura na Europa. E permitem explorar a História desde a Antiguidade até os dias de hoje.

Tenha uma ideia do que irá encontrar no Europeana assistindo aos vídeos abaixo:

Europeana Launch Video from europeana on Vimeo.

Europeana promo from europeana on Vimeo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui