Início Saúde Ambiental Estrada de painéis solares pode fornecer energia para postes, paradas e carros...

Estrada de painéis solares pode fornecer energia para postes, paradas e carros elétricos

87
0

solarroadway_reproduçãoMuitos usos já foram pensados para a energia solar, mas o casal Scott e Julie Brusaw vem trabalhando há anos em um projeto ambicioso. A Solar Roadway é, como deixa claro o nome, uma estrada feita de painéis solares que pode ser uma ótima solução para o uso de energias renováveis.

Ela funciona com três partes distintas. Por cima, uma camada translúcida e resistente composta por células solares, luzes de LED (para marcação rodoviária) e aquecedores (para afastar neve e gelo). Logo abaixo, uma camada eletrônica para controle de iluminação e comunicações. Na base, uma placa que distribui energia para residências, empresas e, possivelmente, estações de carregamento de veículos elétricos. Além disso, há um canal na borda para coletar e filtrar a água.


Testes, custos e rendimento

solar_roadway_2-450x582

O invento está prestes a ser testado. Foi escolhido um terreno no norte do estado norte-americano de Idaho. Financiada por uma doação de US $ 750.000 do Federal Highway Administration, a instalação de 5700 watts está prevista para ser concluída em abril.

O casal explica que um painel solar no solo pode gerar menos energia do que um no telhado, considerando que o chão recebe raios solares de um ângulo pior por estar mais baixo. Mas a sacada do invento, segundo eles, é que há muito mais chão por aí  do que telhados e colocar painéis embaixo é mais fácil do que em cima.

Os Brusaw ainda não calcularam quanto custaria a estrada solar, mas imaginam que, se comparada com uma de asfalto, poderia ser três vezes mais cara. Mesmo assim, os painéis acabariam gerando retorno em pouco tempo, pois sua energia pode ser usada para iluminação, alimentação de postos e paradas e ainda recarga de carros elétricos.

*Com informações do Catraca Livre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui