Início Saúde Corporativa Era do Nexo: Você faz parte?

Era do Nexo: Você faz parte?

49
0

Atualmente o mercado precisa de profissionais com perfil nexialista, aquele que consegue unir e utilizar a inteligência e a exteligência. A orientação foi passada pelo renomado consultor Walter Longo em palestra realizada no Conarh 2009, que afirma que vivemos uma nova era, a Era do Nexo.

O termo “Era do Nexo” parece sem sentido para você? Então vamos entender o contexto em que estamos envolvidos nos últimos anos.

O termo exteligência foi criado por Ian Stewart e Jack Cohen no livro Figments of Reality, de 1997. Para eles, enquanto a inteligência se restringe aos conhecimentos e processos cognitivos dentro do cérebro, a exteligência é todo capital cultural (adquirido e representado) disponível a nós, seja através de lendas, mitos, ritmo, livros, vídeos, etc. O conjunto das duas é fundamental para o desenvolvimento coletivo e individual.

As novas tecnologias, especialmente a internet e as redes sociais complementam o capital cultural e tornam o processo comunicacional cada vez mais abrangente e interligado. É nesse contexto que a exteligência servirá como uma “cúmplice” da inteligência, e as duas então serão responsáveis por interagir (do interno para o externo) nesse mundo de múltiplas possibilidades e papéis.

O desafio para as empresas nos dias atuais está na organização dessa abrangente rede de nós (parceiros e clientes) e ferramentas como a mídia sem que haja uma dissonância de informações, valores e objetivos, ou seja, nexo. “A importância das informações transmitidas pelas empresas é menor do que a das criadas pelo consumidor”, afirma Kotler, professor americano da Universidade Northwestern.

Apesar das dificuldades, as empresas não podem fugir dessa nova realidade global, de expansão criativa e eficiente. Para isso, uma peça-chave, que é tendência hoje, é a adaptação à Blogs, Facebook, Twitter, Orkut e outras redes que podem ser utilizadas a favor das companhias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui