Início Saúde Física Envelhecendo com saúde – Dia Mundial da Saúde

Envelhecendo com saúde – Dia Mundial da Saúde

42
0

A população mundial está envelhecendo e a previsão é de mais de 2 bilhões de pessoas com mais de 60 anos até 2050, número que supera a quantidade de crianças existentes atualmente, segundo a ONU.

Envelhecer é um processo natural que muitas pessoas aprenderam a temer, muito por influência da mídia que requere uma beleza impecável, sem rugas e cabelos brancos. Mas estética a parte, a velhice é uma fase da vida que pode ser apreciada como qualquer outra, é rica em experiência de vida e histórias, é um momento para relaxar e curtir tudo o que foi construído durante anos e anos de trabalho ao lado daqueles que são especiais.

Contudo, existe um item essencial para que isso possa se realizar: a saúde. Sem ela o idoso se torna dependente e frágil, muitas vezes necessitando de cuidados de profissionais da saúde em domicílio, casas de repouso ou mesmo hospitais. De acordo com dados do Censo, realizado pelo IBGE em 2011, existem 3 milhões de idosos que moram sozinhos, o que representa apenas 14% do total de brasileiros com mais de 60 anos.

Para no futuro fazer parte da porcentagem de idosos que podem curtir a vida com independência, é preciso entender a relevância dos cuidados com a saúde no presente.

Cuidar da saúde desde jovem é importante para envelhecer com mais qualidade e segurança. Por isso, no Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, o tema é “Envelhecimento e Saúde”.

Seguindo alguns dos 8 pilares de saúde do Blog, aqui vão algumas dicas essenciais para envelhecer bem (clique no título para ler):

Saúde FísicaGeriatria para envelhecer bem. O momento certo de procurar o especialista para envelhecer com mais qualidade de vida.

Saúde MentalO Alzheimer não pode ficar no esquecimento. Entenda a doença que atinge 1,2 milhão de pessoas e previna-se.

Saúde Profissional O que a sua geração diz sobre você no mercado de trabalho? As atitudes dos jovens hoje refletem no estilo de vida dos mais velhos no amanhã.

Saúde EspiritualMais velhos e mais felizes? Quando a saúde mental é grande, as pessoas podem curtir a velhice em um pico de felicidade.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui