Novas regras estabelecidas pela ANS para planos de saúde entram em vigor a partir de hoje e devem beneficiar cerca de 44 milhões de usuários.
Como já comentou o Blog da Saúde, com a mudança, as operadoras são obrigadas agora a incluir na cobertura básica 70 procedimentos e ampliar o limite de consultas em algumas especialidades médicas.
Os serviços deverão constar em todos os planos contratados a partir de 2 de janeiro de 1999. Para 10, 4 milhões de usuários que têm planos de saúde mais antigos, vale o que está estabelecido em contrato.
O impasse continua
A inclusão dos novos procedimentos obrigatórios não deve encerrar o debate entre operadoras e consumidores sobre os valores e a extensão da cobertura dos planos.
As empresas de planos de saúde alegam que terão prejuízos com as novas exigências, já que o governo só permitirá reajustes referentes aos novos procedimentos em 2011.
É importante divulgar as novas regras da ANS, infelizmente muitos planos de saúde agem de má fé se eximindo de determinados procedimentos, com cobranças abusivas. O trabalho de vocês está de parabéns pois promove o conhecimento de um direito que todos temos.