Início Saúde Física Dr. Google: o “médico” da internet

Dr. Google: o “médico” da internet

55
3

Mulheres usam a internet para se autodiagnosticarem ao em vez de buscar uma opinião médica. Por isso, 1 em 4 delas fazem um diagnóstico errado e sofrem com os efeitos colaterais do automedicamento.  A rede não substitui de modo algum a consulta médica, mas é uma ótima fonte de informações para quem sabe o que procurar.

A ferramenta mais usada para realizar qualquer pesquisa na internet é o Google e quando se trata de pesquisas sobre saúde, ele se torna o Dr. Google. É difícil estar com um problema e ter que esperar até a data da consulta e, com certeza, o Dr. Google vai ser muito mais rápido. Mas raramente ele será tão confiável ou preciso como um verdadeiro médico.

Em questionário feito para mil mulheres, como divulgado no DailyMail, um quinto delas já acreditaram possuir uma doença grave que não tinham por erro da internet. Entre as top 10 doenças que são diagnosticadas erroneamente com informações do Dr. Google estão: câncer de mama, outros cânceres, afta, pressão alta, asma, artrite, depressão, diabetes, problemas sexuais e de tireoide. Os sintomas mais buscados são os seguintes: problemas de sono, dores de cabeça, depressão, ansiedade, dor muscular, cólica, dores musculares crônicas, preguiça excessiva, coceira e sensibilidade na pele.

Entre as mulheres que se autodiagnosticam, 75% delas disseram que não se sentiam confortáveis de conversar com amigos, família ou profissionais sobre seus problemas de saúde e, por isso, buscavam a resposta no computador. A vergonha faz com que metade delas tente se curar sozinha antes de buscar ajuda médica, deixando a opinião de um profissional da saúde sempre como última alternativa.

A rede é uma ótima fonte para quem deseja ampliar seus conhecimentos sobre o mundo da saúde, mas quando a própria está em risco, a ajuda de um médico é essencial. No caso do câncer de mama, é importante a mulher saber realizar o autoexame, e sob qualquer suspeita, procurar o diagnóstico final de um especialista.

3 COMENTÁRIOS

  1. […] Quem busca por serviços não é o único beneficiado. Médicos que querem se diferenciar dos outros milhares no Brasil poderão criar uma página profissional em menos de 5 minutos. Os profissionais da saúde que se cadastrarem no HelpSaúde poderão administrar suas informações de contato (telefones e endereços), incluir os serviços que presta, suas especialidades, planos que atende, foto e um resumo do seu currículo. Assim se diferenciará dos demais médicos e estarão disponíveis aos clientes que preferem buscar seus doutores pela internet. […]

  2. Gostaria de saber p que eu posso usar para uma cosseira esageradamente orrivel na parede de minha vagina. Des de ja muito obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui