Início Saúde Financeira Dólar em alta: saiba como programar sua viagem ao exterior

Dólar em alta: saiba como programar sua viagem ao exterior

69
0

Com o dólar em alta e perspectiva de continuar assim em 2016, é natural a pergunta de quem pretende viajar ao exterior: manter a programação ou adiar? Como economizar dinheiro e gastar menos na viagem?

A resposta é: depende! Se viajar já estava no seu planejamento e você vem se organizando para isso, basta realizar alguns ajustes e realizar seu sonho com cautela.

Agora, para quem está com o orçamento apertado, não se planejou para a viagem e tem a intenção de realizar o sonho parcelando tudo, a orientação é esperar e se preparar melhor.

Dicas para economizar na viagem
A palavra de ordem é economizar dinheiro. Observe seu orçamento com atenção, relacione todos os itens necessários para a viagem e identifique formas de cortar gastos. Aqui você vai encontrar algumas dicas. Confira!

1. Ajuste seu roteiro
Fique atento às promoções e procure roteiros alternativos, optando por localidades que têm custo de vida mais baixo.

Evite viajar na alta temporada. Escolhendo bem a data da sua viagem e fugindo dos períodos badalados, é possível economizar até 40%! Além do preço, você ainda aproveita a tranquilidade dos lugares e o melhor atendimento.

2. Economize na passagem aérea
Pesquise preços, compre com antecedência e, ao buscar companhias aéreas menos conhecidas, preze sempre qualidade no atendimento e reputação.

Você já se sentiu atraído por alguma promoção e, ao tentar comprar para a data desejada, só encontrou opções caras? Isso acontece porque os preços variam muito em função do destino escolhido e, principalmente, do tempo que falta para a viagem.

Trace seu roteiro, de forma a reduzir os deslocamentos. Para viagens à Europa, lembre-se que muito do trajeto pode ser feito de trem. Considere, em destinos como Orlando (EUA), a possibilidade de alugar carro e fazer tudo por sua conta. Com uma boa pesquisa na internet, você elabora o seu plano de viagem com todos os detalhes. Reúna sua família e pesquise. Se viajar em grupo, vai se divertir mais e gastar bem menos.

3. Pondere gastos na hospedagem
Para a escolha do hotel, pense primeiro em quanto tempo você ficará dentro dele e como irá aproveitá-lo pouco. Ter isso em mente ajuda, e muito, na hora de fechar o seu pacote de hospedagem.

Nas viagens em grupo, alugar um imóvel, dependendo do local e do tempo de permanência, pode ser muito mais vantajoso.

4. Atenção à compra da moeda
Levar dinheiro em espécie é mais barato, mas não é nada seguro. Além de dinheiro, leve traveller check e cartões, controlando bem as despesas e observando os custos envolvidos.

Use o cartão de crédito com atenção, pois suas compras durante a viagem serão pagas somente na data de vencimento da fatura e o total será calculado pela cotação do dólar no dia do vencimento. Os cartões pré-pagos têm incidência de IOF como o cartão de crédito, mas evitam a oscilação do câmbio.

5. Capriche na programação
Para você não perder tempo e nem dinheiro na sua viagem, faça uma programação diária, já estipulando a distância de um local para outro, meio de transporte mais vantajoso, atrações próximas e restaurantes que reúnam preço e qualidade. Deixe um tempo livre para atividades extras e, se possível, pesquise opções gratuitas no local. Seu bolso agradece!

6. Seja criativo na hora das refeições
Opte pela boa compra no supermercado, para realizar a primeira refeição do dia ou o lanche da noite no quarto. Você vai economizar bastante e comer bem, com tranquilidade.

7. Economize dinheiro nas compras
Cuidado nos outlets e lojas com preços convidativos. Lembre-se de fazer a conversão do dólar, antes de achar tudo barato. Adquira apenas os itens realmente necessários.

Comprar roupas e calçados “lá fora” hoje já não é tão vantajoso, em função da alta do dólar. Pesquise, pondere e então decida.

8. Evite tomar decisões por impulso
Lembre-se dos conceitos de educação financeira, esteja ciente do momento em que vivemos e evite os gastos por impulso. Sua viagem deve ser sim a realização de um sonho, mas sem estourar seu orçamento.

Procure poupar dinheiro até a viagem, controle muito bem o seu orçamento, pesquise e não tome decisões precipitadas. Proteja seu bolso!

Fonte: Finanças Práticas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui